Pesquisa espontânea mostra que 64% dos entrevistados ainda estão indecisos

Na estimulada índice cai para 25%, mas ainda é alta

·
Atualizado há 6 anos

O projeto Cobertura Eleições SC 2018 – Jornais Impressos e Digitais traz o resultado da pesquisa de opinião pública com a intenção de votos e a rejeição dos candidatos ao governo do Estado e ao Senado federal em Santa Catarina. O trabalho foi encomendado pelo Grupo RIC/RIC TV/Fecomércio e tem a parceria da Associação de Diários do Interior (ADI-SC) e a Associação dos Jornais do Interior (Adjori-SC), além de veículos independentes, para a divulgação. Todo o esforço dessa grande rede é para levar o máximo de informação aos leitores.

Os dados foram evantados foi aplicada pelo Real Time Big Data, de São Paulo, instituto contratado pela Record para aplicar pesquisas eleitorais em 17 estados e ainda para levantar dados nacionais na corrida para a Presidência da República. No Sul do país, Santa Catarina é o primeiro estado a ter e divulgar os resultados do levantamento.

A pesquisa quantitativa, registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC) sob o número SC-04745/2018, teve como base 1.110 entrevistas, realizadas nas cinco regiões do estado – Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Norte, Sul e Oeste – nos dias 1, 2 e 3 de setembro. A margem de erro é de 3% e o nível de confiança chega a 95%.

Na edição de amanhã serão divulgados os dados referente à presidência da República. Este trabalho ganha importância por ser o primeiro a não trazer o nome do ex-presidente Lula como candidato.

O começo da propaganda eleitoral em rádio e TV ainda não interferiu muito no interesse dos eleitores de Santa Catarina. O cientista político do Real Time Big Data, Bruno Soller, destacou que o índice está dentro da média nacional. Para ele, a população brasileira passou do sentimento de desesperança para o de descrédito. Com os números daqueles que apontaram uma preferência na espontânea isso fica claro. Só foram citados quatro nomes – Mauro Mariani (MDB), Gelson Merisio (PSD), Décio Lima (PT) e Comandante Moisés (PSL). Por outro lado, na estimulada há o que Soller chamou de empate triplo, resultado da estrutura e da militância dos três partidos que aparecem nas primeiras posições.

pesquisa-governo-sc

Na rejeição, quando o entrevistador pergunta “em quem você não votaria de jeito nenhum”, desvantagem clara para o petista Décio Lima que, mesmo diminuindo a força da sigla em suas propagandas, sofre com o sentimento de anti-petismo que tomou conta do eleitorado, em especial o catarinense.

Rejeicao

No caso do Senado, Esperidião Amin (PP), Raimundo Colombo (PSD) e Paulo Bauer (PSDB) lideram com 31%, 29% e 24% das intenções de voto, respectivamente. Vale lembrar que Amin e Colombo já foram senadores e que Bauer tenta reeleição para o segundo mandato na Casa.

Os três são seguidos de longe por Roberto Salum (PMN), com 7%, Ideli Salvatti (PT) e Jorginho Mello (PR), empatados com 6%. Salum foi suplente de deputado estadual, Ideli já foi senador e ministra nos governos do PT e Mello é deputado federal.

O terceiro bloco é formado por Lucas Esmeraldino (PSL), com 4%; Professor Antônio e Professor Cabral, ambos do PSOL, estão empatados com Lédio Rosa (PT). Todos alcançaram somente 3% de intenção de votos. Os demais somaram 3% entre todos os entrevistados.

Neste pleito serão dois votos para o Senado. Para o primeiro, 10% dos eleitores declararam voto nulo/branco. Para o segundo, o índice de branco/nulo ficou em 14%. O número de indecisos é de 57%.

Voto feminino

As mulheres têm potencial para decidir o pleito deste ano. Em todas as pesquisas, são elas que mostram maior índice de indefinição, mostrando que pretendem estudar mais profundamente os candidatos e suas propostas. Para se ter uma ideia, o número de eleitoras que apontaram indecisão no voto para o governo do Estado é de 32%, contra 18% dos homens.
Em contrapartida, elas têm maior disposição de exercer o voto. Somente 11% declararam voto branco ou nulo, enquanto 13% dos homens pretendem desperdiçar o voto. Por enquanto, as mulheres também votam preferencialmente em Mariani (19%), Merisio (17%) e Décio (15%), ou seja, mais um empate técnico.
Cobertura Eleições SC 2018 – Jornais Impressos e Digitais
Equipe editorial: Andréa Leonora (ADI-SC) | Douglas Rossi e Murici Balbinot (Adjori-SC) | Arte: Rogério Moreira (ND)

Pesquisa: RIC/Fecomércio/Real Time Big Data, com parceria de divulgação da ADI-SC e da Adjori-SC
Período: 1 a 3 de setembro/18 | Pesquisa Quantitativa | 1.110 entrevistados | Registro no TRE-SC: SC-04745/2018

LOGO PESQUISA 2