Câmara de União da Vitória tem renovação de mais de 80%

Confira quem são os eleitos

·
Atualizado há 3 anos

A Câmara de União da Vitória terá renovação de 82% a partir de 2021. Dos 13 vereadores que formarão a próxima legislatura, oito foram eleitos pela primeira vez. Dos atuais vereadores, quatro deles (Pastora Sandra, Almires Bughay Filho, Jair Brugnago e Fernando Vier) não tentaram a reeleição. Por outro lado, Valdecir Ratko e Alandra Roveda continuarão na função.

No caso de Almires, que já presidiu a Casa de Leis concorreu neste pleito ao cargo de prefeito em União da Vitória pelo Partido Trabalhista Cristão (PTC). Na disputa, ficou em terceiro lugar com 11,83%.

Nestas eleições, foram 248 candidaturas no município, sendo cinco para o cargo de prefeito e vice e 238 na busca por uma vaga na Câmara de vereadores.

Conheça o perfil dos eleitos, conforme ordem de votação:

CORDOVAN FREDERICO DE MELO NETO (PP)
38 anos
493 votos
Professor de Ensino Médio

Cordovam

O vereador mais votado representa a terceira geração de uma família tradicional do Vale do Iguaçu. É filho do professor de educação física, Cordovan Frederico de Melo Filho e neto do professor Cordovan Frederico de Melo, pessoas que fizeram história no campo da educação local e na política, sendo eleitos vereadores em gestões passadas. Na atual administração, Cordovan Neto, ocupou o cargo de secretário Municipal de Esportes. Natural de União da Vitória, o eleito coloca como carro chefe do seu mandato os trabalhos que incentivem a educação, a promoção humana, justiça social e o fortalecimento da família. “Obrigado a todos os meus amigos eleitores de União da Vitória, que acreditaram no meu nome para ser um representante de vocês na Câmara de Vereadores”.


JOSÉ PEDRO WALK (PSD)
63 anos
479 votos
Contador

ZÉ PEDRO (2)

Conhecido por ‘Zé Pedro’, o filho de Pedro Walck e Bronislava Antoszczyszyn Walck é natural de União da Vitória. É casado com Marisete Jagnez Walck, pai de dois filhos, Kelly Wlack e Alex Walck e avô da Gabrielly Walck Alves, João Pedro Walck e Miguel Pedro Walck. É atual presidente do Clube Apolo Operário. Foi vereador em União da Vitória no mandato 2001-2004. É contador há mais de 43 anos e, entre as ações na comunidade, cita sua participação na diretoria da Paróquia São Basílio Magno por 12 anos; tesoureiro do Sindicato dos Contabilistas de União da Vitória (Sindicounião), delegado do Conselho Regional de Contabilidade por 19 anos. Também foi membro da Federação dos Contabilistas do Paraná (Fecopar) e secretário de esportes em União da Vitória. “União da Vitória, muito obrigado pela confiança do seu voto. Muito obrigado por acreditar em nossas propostas e principalmente no nosso trabalho. Juntos vamos trazer toda experiência necessária para nossa cidade tão amada”.


THAYS BIEBERBACH (PT)
29 anos
459 votos
Professora de Ensino Médio

Thays Bieberbach

Esta foi a primeira vez que a jovem disputou uma eleição. É natural de Curitiba e acredita na força feminina junto aos cargos de poder, como é o caso do legislativo. É mãe do Lucas e professora de História, formada pela Universidade Estadual do Paraná, com trajetória na luta feminista e na educação popular, inclusive na criação de cursinho pré-vestibular social em bairros da cidade. Iniciou a atividade política no curso de História da Unespar, em meio ao movimento estudantil. Milita pelo enfretamento de problemas vividos pelas acadêmicas e no amparo às vítimas de assédio moral e sexual dentro da universidade. É uma das fundadoras do Coletivo Feminista Mais que Amélias, primeira organização de movimentos sociais de União da Vitória, que possibilitou o contato próximo e recorrente com diversas demandas femininas, destacando-se no combate à violência contra as mulheres na região sul do Paraná. Também é uma das fundadoras do Instituto Rosas do Contestado, que atua com as populações em situação de vulnerabilidade social. Desde 2017, atua em projetos de educação popular, através dos quais dei aula de História e auxiliou na divulgação e inscrição de vestibulares e ENEM e trabalhei a história local pela perspectiva das excluídas e dos excluídos dos currículos oficiais.


VALDECIR RATKO (DEM)
46 anos
448 votos
Vereador

ratko

Vai para o seu terceiro mandato de vereador. Natural de União da Vitória, é casado com a Claudinha Ratko. O eleito já foi coordenador e secretário de esportes em União da Vitória, também líder comunitário. Há mais de 20 anos dedica seus esforços à terceira idade. Já esteve filiado ao PSC, e hoje está no partido Democratas. “Quero agradecer todo o apoio que recebi nestas eleições. Fiquei apenas 45 votos a menos que o vereador mais votado”.


WALDIR CORTELLINI (PSB)
65 anos
446 votos
Agricultor

WALDIR

Natural de Paula Freitas, Cortellini é casado com Olga Peluchen Cortellini com quem tem três filhos e dois netos. Em 2011, foi convidado para ser candidato a vereador e se filiar ao PSB. No pleito de 2012, foi eleito com 918 votos e na eleição de 2016 ficou como suplente. “Vou cumprir minha função de vereador elaborando, alterando ou revogando as leis em prol do bem-estar dos munícipes de União da Vitoria”.


EMERSON LOURENÇO LITWINSKI (PTC)
48 anos
426 votos
Empresário

emerson fx

Natural de União da Vitória, o eleito “Emerson FX”, chega pela primeira vez a ocupar uma cadeira na Câmara de Vereadores Municipal. Ficou conhecido no Vale do Iguaçu por meio das redes sociais, através de ‘lives’ com denúncias, principalmente envolvendo o Poder Público. Na atual administração, Emerson atuou como coordenador na secretária de esportes. Também apoiou manifestos como a greve dos caminhoneiros e movimentos pela democracia. ”Não foi fácil, mas garanto que vou fazer de tudo para melhorar nossa cidade”.


SIDNEI LORENSINI ‘Sabão’ (PSD)
48 anos
406 votos
Comerciante

sabao

Sabão como é conhecido chega a Câmara de Vereadores de União da Vitória pela primeira vez. Natural do município, tem 48 anos de idade, e faz parte da tradicional família Lorenzini do distrito de São Cristóvão, ligada ao setor de construção civil. Atualmente, Sabão é proprietário de um pesque-pague na localidade do Rio Vermelho. “Quero reforçar meus os compromissos que apresentei na campanha, atuar com ética, coerência e firmeza em defesa do melhor para toda a população união-vitoriense, buscando sempre o bem comum”.


ALANDRA ROVEDA (PL)
39 anos
381 votos
Vereadora

alandra (1)

Natural de Curitiba, sua inspiração política foi desertada aos oito anos, quando a sua tia Leda Mariane, saiu candidata para o cargo de vereadora em Bituruna. Mais tarde, aos 10 anos, se envolveu com a campanha política de Airton Roveda, seu tio, eleito prefeito em União da Vitória. Alandra é atual vice-presidente da Câmara de Vereadores de União da Vitória. Foi presidente da Comissão de Finanças e da Comissão de Constituição e Justiça e foi a primeira mulher a presidir uma sessão – até hoje, em 130 anos de União da Vitória. “Hoje quero agradecer a você, amigo e amiga eleitora, que confiou no meu trabalho. Obrigada a todos que votaram em mim no domingo, fui reeleita vereadora de União da Vitória e farei mais por nós. Com muita força, dedicação e garra, vamos traçar um caminho novo e cheio de conquistas”.


JULIO ADILSON PIRES FILHO (PP)
40 anos
354 votos
Comerciante

Pires Filho

Natural de União da Vitória, ‘Pires Filho’, como é conhecido, tem na família a sua inspiração política. Seu pai, Julio Adilson Pires já foi vereador e vice-presidente da Câmara de União da Vitória e também responsável pelo escritório regional da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar). “Gostaria de agradecer primeiramente a Deus, minha família e amigos pela minha votação que recebi nessas eleições. O meu muito obrigado”.


CELSO CARLOS ROCHA (MDB)
72 anos
346 votos
Aposentado

Celso Carlos Rocha

Natural de Porto União, o eleito pelo MDB é o mais velho entre os eleitos. É casado e se aposentou como funcionário público federal do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). É filho do ex-vereador de União da Vitória, Juvenal Rocha e pai do também ex-vereador Daniel Rocha. Celso já disputou por várias vezes uma vaga na câmara, ficando na primeira e na segunda suplência. É considerado pelos colegas de partido um homem tranquilo e de bom diálogo.


EDNILSON DE GODOY (PV)
44 anos
342 votos
Servidor Público Municipal

edenilson

É líder comunitário há 11 anos no bairro São Gabriel, coordenador do Programa Paralímpico, e eleito pela primeira vez, após uma tentativa sem êxito há quatro anos. É casado com a Andreia, pai três filhos: Ellen de 23 anos, Cristian Felipe de 18 anos e a pequena Vivian Geórgia. Suas prioridades são a inclusão social, diálogo aberto com as lideranças comunitárias. Foi vice-presidente da capela Santa Rita de Cássia em 2010-2015; presidente APMF da Escola Duque Caixas e é atual vice-presidente da APMF do Colégio Judith Simas Canelas. É conselheiro municipal de saúde voluntário desde 2009. Também faz parte da diretoria da Associação Clube Atlético União (Acau). “Está conquista é de todos que acreditam que juntos iremos contribuir para o bem comum da população de União da Vitória”.


ANDERSON LUIS CARDOSO (PROS)
32 anos
256 votos
Comerciante

Anderson Luis

Natural de Porto União, Anderson é filiado ao PROS, sigla que contou com o maior fundo eleitoral do pleito. O partido não elegeu sua candidata a prefeita Sigley Narcizo, mas conquistou uma vaga no legislativo. Ele assume pela primeira vez a função de vereador. Anderson é casado com Giseli Zabandzala e é conhecido pelo trabalho realizado em uma locadora no bairro Rocio. “Gratidão é a palavra que define. Muito obrigado a todos você que levaram meu nome e confiaram seu voto. Vou honrar cada um com trabalho, dedicação e honestidade”.


ANDRÉ HENIK (SD)
23 anos
216 votos
Administrador

andre

André é o mais novo entre os eleitos. Natural de Porto União, o jovem trabalha na empresa Pormade em União da Vitória e está cursando Engenharia Civil. “Meus amigos (as), família, vizinhos, amigos de trabalho, venho aqui agradecer a todos que dia após dia me ajudaram para que hoje juntos chegássemos a vitória, nada disso aconteceria se não fosse por causa do comprometimento e o trabalho de cada um de vocês, primeiramente sou grato a Deus pois me deu a direção desde o início”.

Brasil

Foram eleitos 57.608 vereadores neste pleito, destes, 84% são homens e 16% são mulheres. De acordo com dados da Agência Brasil, desta quarta-feira, o número de vereadores eleitos com ensino médio completo é maioria, com 21.678. Em seguida, aparecem aqueles com ensino superior completo, 17.716. Na outra ponta da estatística, 1.083 vereadores eleitos declararam que apenas “leem e escrevem”.
A maioria dos vereadores eleitos declarou ter como profissão o próprio trabalho na Câmara Municipal. Foram 12.403 eleitos (21,39%) que declararam “vereador” como profissão. Outras profissões bastante citadas foram servidor público municipal (12,08%), agricultor (9,20%), empresário (6,10%) e comerciante (4,88%).

Partidos

O MDB foi o campeão de eleições para vereador. O partido emplacou 7.325 candidatos nas câmaras municipais, 12,63% do total. Outros partidos com grande número de vereadores foram PP (6.342 / 10,94%), PSD (5678 / 9,79%), PSDB (4371 / 7,54%) e DEM (4338 / 7,48%). O PT, um dos partidos mais tradicionais do país, elegeu 2.660 vereadores (4,59%). Já o PSL emplacou 1.203 vereadores (2,07%). Os partidos que elegeram menos vereadores foram o PSOL (88 / 0,15%), PMB (46 / 0,08%) e Novo (29 / 0,05%).