Confira como ficaram as pré-candidaturas no Vale do Iguaçu

Prazo para a realização das convenções municipais terminou na quarta-feira, 16

·
Atualizado há 4 anos

A semana foi agitada e com prazos a cumprir, por isso candidatos nas eleições municipais se reuniram com seus apoiadores e filiados e definiram os nomes que serão lançados no pleito de 2020. Neste ano, prefeito e vereadores serão escolhidos no dia 15 de novembro devido à pandemia.  

A partir de agora, até o dia 26, as coligações precisam homologar as atas das convenções, com a apresentação à Justiça Eleitoral dos dados de cada pré-candidato, para que os nomes sejam oficializados.  

Calendário 

A Emenda Constitucional nº 107/2020 adiou a data da votação e alterou o calendário eleitoral em virtude da pandemia de Covid-19. Todos os prazos eleitorais previstos para o mês de julho foram prorrogados em 42 dias, proporcionalmente ao adiamento da votação. 

Assim, as convenções partidárias que aconteceriam de 20 de julho a 5 de agosto foram transferidas para o período de 31 de agosto a 16 de setembro. Elas aconteceram no formato virtual e presencial, seguindo os protocolos de saúde no enfrentamento do novo coronavírus 

A Justiça Eleitoral prevê mais de 700 mil candidatos no pleito de novembro. 


Em União da Vitória 

Patricia de Faria e Almires Bughay Filho
Patricia de Faria e Almires Bughay Filho

O Partido Trabalhista Cristão (PTC) realizou no dia 11 de setembro, no centro comunitário do bairro São Joaquim, sua convenção. Por unanimidade os filiados decidiram por chapa pura na disputa das eleições para à Prefeitura e Câmara de Vereadores.

O atual vereador Almires Bughay Filho foi confirmado como pré-candidato à prefeito e a enfermeira Patrícia de Faria como pré-candidata a vice.

Serão 16 candidatos a vereadores, sendo 11 homens e cinco mulheres. 

Sigley Narcizo e Juliano Silva Alves
Sigley Narcizo e Juliano Silva Alves

O Partido Republicano da Ordem Social (PROS) confirmou em convenção realizada na terça-feira, 15, no bairro Cidade Jardim, no Distrito de São Cristóvão, a pré-candidatura à prefeita da veterinária Sigley Narcizo e do médico Juliano Silva Alves, para vice.

PROS vai para a disputa com a chapa pura “Somos PROS, o novo de verdade”. O partido terá chapa completa para disputar vagas na Câmara de Vereadores.

Serão seis mulheres e 13 homens. 

Pedro Ivo e Ernani Bortolini
Pedro Ivo e Ernani Bortolini

O Partido dos Trabalhadores (PT) confirmou em convenção a pré-candidatura do ex-prefeito Pedro Ivo Ilkiv para a disputa de novo mandato. O advogado Ernani Bortolini do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) foi confirmado pré-candidato a vice.

A coligação ‘Nova União’ composta pelo PT e PTB conta ainda com o Partido Socialista Brasileiro – PSB, e estará lançando pré-candidatos a vereador. 

Soiane Rudnicki e Nelson Pedroso
Soiane Rudnicki e Nelson Pedroso

Em convenção concluída na quarta-feira, 16, no Ferroviário Esporte Clube, o Partido Democrático Brasileiro  (PDT) confirmou a pré-candidatura de Nelson Pedroso à Prefeitura. A advogada Soiane Rudnicki foi confirmada candidata à vice.

O partido iniciou sua convenção na segunda-feira, 14, e confirmou que lançará sete candidatos a vereador, sendo cinco homens e duas mulheres. 

Bachir Abbas e Jairo Clivatti
Bachir Abbas e Jairo Clivatti

O Partido Progressista (PP) oficializou na quarta-feira, 16, em convenção na Fundação Municipal de Cultura de União da Vitória, a coligação com o Partido Socialista Democrático Brasileiro (PSDB). Com isso, Bachir Abbas (PP) e Jairo Clivatti (PSDB) serão os pré-candidatos a prefeito e vice, respectivamente.  

A coligação terá ainda os partidos PSL/PL/PV/SD/PDC/DEM. As siglas estão definindo os candidatos à Câmara de Vereadores. 

Sérgio Andrekowicz e Giovani Giacomini
Sérgio Andrekowicz e Giovani Giacomini

De última hora, o Movimento Democrático Brasileiro  (MDB) confirmou também a pré-candidatura do ex-vereador e professor Sérgio Andrekowicz à prefeito, tendo como seu vice, o sargento Giovani Giacomini.

A chapa pura do MDB contará com 14 pré-candidatos homens e seis mulheres. 

(Foto: Reprodução).
(Foto: Reprodução).

Os partidos PSD, Cidadania, PSC, Republicanos e Avante realizaram uma convenção conjunta na quarta-feira, 16, em União da Vitória. O grupo político liderado pelo deputado Estadual e líder do Governo na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Hussein Bakri (PSD), optou em não lançar candidatos à Prefeitura.

O grupo segundo Bakri está focado no fortalecimento nas candidaturas para Câmara de vereadores. 


Em Porto União 

(Foto: Reprodução).
(Foto: Reprodução).

A convenção do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) de Porto União confirmou na sexta-feira, 11, na Câmara de Vereadores, a pré-candidatura a reeleição de Eliseu Mibach a Prefeitura. O pré-candidato a vice será o empresário Erico Rosenscheg do Movimento Democrático Brasileiro (MDB). 

Percy Storck e Juliano Hassan
Percy Storck e Juliano Hassan

Já a  convenção do Partido Social Democrático ( PSD) realizada no sábado, 12,  oficializou a pré-candidatura do empresário Percy Storck à Prefeitura. O médico Juliano Hassan foi indicado pré-candidato à vice na coligação com o Podemos.  

Marcos Colla e Fioravante Buch Neto
Marcos Colla e Fioravante Buch Neto

O Partido Liberal (PL) realizou também no sábado, na Câmara de Vereadores sua convenção que indicou a pré-candidatura do bombeiro militar Marcos Colla, à prefeito. O advogado Fioravante Buch Neto do Democratas (DEM) foi confirmado pré-candidato a vice.

A coligação conta ainda com o Partido Progressista (PP) e Partido Social Cristão (PSC). 

Gilberto Knapik e Juarez de Lara
Gilberto Knapik e Juarez de Lara

Em convenção realizada no domingo, 13, no bairro Santa Rosa, o Partido dos Trabalhadores, o PT, confirmou o empresário Gilberto Knapik com pré-candidato à Prefeitura de Porto União.

O agricultor e técnico agrícola Juarez de Lara foi confirmado como pré-candidato à vice pelo partido. O PT confirmou na convenção 12 pré-candidatos à vereador. 


Breve histórico eleitoral  de Porto União

Em Porto União o embate eleitoral tem ficado mais concentrado em nomes como Eliseu Mibach e Renato Stasiak que polarizaram as últimas disputas pela prefeitura de Porto União. 

Eliseu Mibach assumiu a Prefeitura em 1998 após a morte de Alexandre Passos Puzyna e foi eleito para mais quatro anos de mandato em 2000. Foi derrotado nas eleições de 2008 e 2012, voltando à prefeitura em 2016 onde busca a reeleição atualmente. 

Renato Stasiak então vice-prefeito venceu a disputa de 2004, sendo reeleito em 2008. Voltou a disputar a Prefeitura em 2016 sendo derrotado por Eliseu. 

Anísio de Souza, foi vice-prefeito entre 2008 e 2012. No mesmo ano foi eleito prefeito de Porto União, em disputa com Mibach e Luiz Alberto Pasqualin.

De 2000 a 2016, o MDB, PSDB e PT protagonizaram as disputas pela Prefeitura de Porto União. 

Confira as eleições pela linha do tempo

politicos-pu-eleicoes


Política de respeito

A arte da política tem sido duramente questionada nos últimos anos e seus atores quase que indistintamente criticados de maneira severa. A revolta se baseia em múltiplos aspectos tais quais falta de transparência, excesso de benefícios, alta remuneração, pouca rotatividade e diversos outros, mas também podem mascarar a inveja e outros sentimentos pouco republicanos daqueles que apenas assistem ao poder sem jamais se aproximar dele. 

A despeito das críticas e da efervescência do momento, União da Vitória é terra de homens públicos arrojados. Da cidade que tem pouco cacife eleitoral próprio saíram ocupantes dos mais altos cargos públicos estaduais e que seguem tendo pretensões cada vez mais desafiadoras, coisa que requer muita articulação, preparo, força, coragem e muitas vezes, sorte. 

Em levantamento exclusivo feito pela reportagem, a partir de 1992 em 14 eleições subsequentes; os números deixam claro que os grupos políticos liderados por Hussein Bakri, Pedro Ivo Ilkiv, Airton Bernardo Roveda e Valdir Rossoni, conquistaram muito mais apoio do que ojeriza do eleitorado. E na democracia, cada voto vale tanto quanto o próximo. Confira o especial com a quantidade de votos recebidos por cada grupo apenas em União da Vitória pleito a pleito: 

HUSSEIN BAKRI – 129.235 votos 

Foi candidato a prefeito derrotado por duas vezes (92 e 96) antes de vencer e reeleger-se em União da Vitória (2000 e 2004). Nas eleições de 2008 venceu apoiando seu sucessor, o então Secretário de Ação Social e farmacêutico Carlos Alberto Jung, o JucoBakri foi derrotado novamente em 2012 quanto concorreu sob liminar e em 2018, quando lançou seu genro, o advogado Thyago Pigatto Caus. 

Hussein disputou uma vaga como deputado estadual pela primeira vez em 98 e em 2010 sem sucesso. Em 2014 assumiu a desejada cadeira na esteira da votação impressionante de Ratinho Júnior que viria a ser eleito Governador do Estado. Vivendo o que pode ser considerado seu melhor momento político até aqui, ocupa hoje a liderança do governo na Assembléia Legislativa do Paraná. Deputado estadual em segundo mandato, teve votos insuficientes para eleger-se em 2018 (na eleição que até agora parece ser a exceção que confirma a regra) porém foi alçado como aliado importante do atual governador e vem desempenhando papel de destaque segundo seus pares. 

AIRTON E SANTIN ROVEDA – 102.449 votos 

Airton Bernardo Roveda, foi prefeito em 1992. Em 2016, apoiou seu filho Santin, que também foi eleito e ocupa a cadeira neste momento.  

Airton foi eleito deputado Federal em 1998, atuando ainda como suplente em outras duas legislações, 2002 e 2006. Escolhido como um dos deputados campeões em liberação de emendas parlamentares para os municípios e vivendo grande momento junto ao governo federal, não foi eleito em 2010. Em 2014, apoiou seu filho Santin no pleito Estadual sem sucesso, porem por muito pouco. 

PEDRO IVO ILKIW / PT – 84.368 votos 

Pedro Ivo Ilkiv é o maior expoente do Partido dos Trabalhadores na região. Foi derrotado em suas pretensões de ocupar a prefeitura em três oportunidades 92, 2000 e 2008. Seu partido também perdeu em 2004 quando lançou o companheiro Anésio da Cunha Marques. Ilkiw elegeu-se em duas oportunidades, 1996 e 2012.  

Concorreu também para a Assembleia Legislativa do Paraná, disputando duas eleições e sendo eleito em ambas, em 2002 e 2006 quando chegou a ocupar a mesa diretora. 

VALDIR ROSSONI  – 75.525 votos 

Valdir Rossoni emplacou uma série de eleições como deputado Estadual. Foi eleito em 1994,1998, 2002, 2006 e 2010, quando assumiu a presidência da Assembleia Legislativa do Paraná. Sua gestão foi marcada por grandes polêmicas, aprovando medidas de austeridade e controles que elevaram sua popularidade e foram essenciais para o governo de Beto Richa à época.

Em 2014 foi eleito deputado Federal com uma grande votação cujo mandato foi abreviado quando aceitou chefiar a Casa Civil.

Em 2018 também não conseguiu a reeleição atingido por denúncias que solaparam a candidatura do ex-governador Beto Richa a senador. Valdir Rossoni atualmente é suplente do PSDB e pode assumir a qualquer momento. 

 forca_partidos_linha_do_tempo_vale_do_iguacu