Debate entre os candidatos para prefeito de União da Vitória

Encontro aconteceu na noite de quarta-feira, 11, na Uniguaçu e contou com cinco blocos

·
Atualizado há 4 anos

(Foto: divulgação).
(Foto: divulgação).

Na continuidade dos debates com os candidatos a prefeitos do Vale do Iguaçu, o Centro Universitário Vale do Iguaçu (Uniguacu), realizou na noite de quarta-feira, 11, o debate entre os postulantes para a  prefeitura de União da Vitória.

Com mais de três horas e meia  de duração, o evento contou com a presença dos cinco candidatos: Almires Bughay (PTC), Bachir Abbas (PP), Nelson Pedroso (PDT), Pedro Ivo Ilkiv (PT) e Sigley Narcizo (PROS).

Realizado na na sede da instituição, o debate contou com todas as medidas de prevenção ao contágio da Covid-19. No local, estivam somente funcionários necessários para a realização do debate e um número reduzido de assessores dos candidatos.

De acordo com a instituição, o debate teve como objetivo realçar o compromisso social da Uniguaçu e  auxiliar o eleitor na tomada consciente da decisão do voto. A transmissão foi feita pelos canais oficiais do Centro Universitário.

 

Blocos

Após a apresentação de cada candidato –   feita pelo mediador – no primeiro bloco cada candidato teve cinco minutos para apresentar o seu plano de governo. Importante ressaltar que os sorteios nortearam o formato do debate.

No segundo momento os candidatos responderam perguntas que foram enviadas pela imprensa. O questionamento  era lido em trinta segundos e o tempo de resposta foi de dois minutos. Foram duas rodadas de perguntas.

Também com duas rodadas de questionamentos, no terceiro bloco os postulantes responderam  perguntas enviadas pelos moradores de União da Vitória. O tempo para a leitura e a resposta foi o mesmo do segundo bloco.

Já o quarto e penúltimo bloco foi reservado para os candidatos fazerem questionamentos entre si.         O sorteio determinou a ordem de quem perguntava e de quem respondia. As respostas foram dadas em dois minutos, para a réplica o tempo estipulado foi de um minuto e a treplica trinta segundos. Foram duas rodadas neste formato.

Foi neste bloco que aconteceram os maiores embates entre os candidatos, principalmente Bachir Abbas e Pedro Ivo Ilkiv. O ponto principal foi a acusação de Pedro Ivo de que a Companhia Municipal de Desenvolvimento e Habitação de União da Vitória (Ciahab), é um órgão denominado por ele como “escondidinho”, onde lá possuem 14 cargos comissionados. Bachir rebateu comentando da grande conquista do prefeito Santin Roveda que é a ponte José Richa e afirmou que o candidato Pedro Ivo se “agarra” no Fundo Municipal de Previdência para ganhar a eleição.

Ao final do debate, Bachir solicitou direito de resposta  diante da declaração de Pedro Ivo quando em sua fala usou o termo “estelionato eleitoral”.  O candidato teve o direito de responder em um minuto e usou o tempo para falar que prega a política de construção e que continuará falando de propostas até o seu último dia de mandato como vice-prefeito. “Não vou cair nesses ataques pessoais, nesses ataques que não levam a nada”.

Debate

O debate pode ser assistido pelo link:  https://www.youtube.com/watch?v=9fOEtpF_6ho