Definidas as pré-candidaturas no Vale do Iguaçu

Prazo para a realização das convenções municipais terminou na quarta-feira, 16

A semana foi agitada e com prazos a cumprir, por isso candidatos nas eleições municipais se reuniram com seus apoiadores e filiados e definiram os nomes que serão lançados no pleito de 2020. Neste ano, prefeito e vereadores serão escolhidos no dia 15 de novembro devido à pandemia.

A partir de agora, até o dia 26, as coligações precisam homologar as atas das convenções, com a apresentação à Justiça Eleitoral dos dados de cada pré-candidato, para que os nomes sejam oficializados.

Calendário

A Emenda Constitucional nº 107/2020 adiou a data da votação e alterou o calendário eleitoral em virtude da pandemia de Covid-19. Todos os prazos eleitorais previstos para o mês de julho foram prorrogados em 42 dias, proporcionalmente ao adiamento da votação.

Assim, as convenções partidárias que aconteceriam de 20 de julho a 5 de agosto foram transferidas para o período de 31 de agosto a 16 de setembro. Elas aconteceram no formato virtual e presencial, seguindo os protocolos de saúde no enfrentamento do novo coronavírus.

A Justiça Eleitoral prevê mais de 700 mil candidatos no pleito de novembro.


Em União da Vitória

Patricia de Faria e Almires Bughay Filho
Patricia de Faria e Almires Bughay Filho

Partido Trabalhista Cristão (PTC) realizou no dia 11 de setembro, no centro comunitário do bairro São Joaquim, sua convenção. Por unanimidade os filiados decidiram por chapa pura na disputa das eleições para à Prefeitura e Câmara de Vereadores.

O atual vereador Almires Bughay Filho foi confirmado como pré-candidato à prefeito e a enfermeira Patrícia de Faria como pré-candidata a vice.

Serão 16 candidatos a vereadores, sendo 11 homens e cinco mulheres.

Sigley Narcizo e Juliano Silva Alves
Sigley Narcizo e Juliano Silva Alves

Partido Republicano da Ordem Social (PROS) confirmou em convenção realizada na terça-feira, 15, no bairro Cidade Jardim, no Distrito de São Cristóvão, a pré-candidatura à prefeita da veterinária Sigley Narcizo e do médico Juliano Silva Alves, para vice.

O PROS vai para a disputa com a chapa pura “Somos PROS, o novo de verdade”. O partido terá chapa completa para disputar vagas na Câmara de Vereadores.

Serão seis mulheres e 13 homens.

Pedro Ivo e Ernani Bortolini
Pedro Ivo e Ernani Bortolini

Partido dos Trabalhadores (PT) confirmou em convenção a pré-candidatura do ex-prefeito Pedro Ivo Ilkiv para a disputa de novo mandato. O advogado Ernani Bortolini do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) foi confirmado pré-candidato a vice.

A coligação ‘Nova União’ composta pelo PT e PTB conta ainda com o Partido Socialista Brasileiro – PSB, e estará lançando pré-candidatos a vereador.

Soiane Rudnicki e Nelson Pedroso
Soiane Rudnicki e Nelson Pedroso

Em convenção concluída na quarta-feira, 16, no Ferroviário Esporte Clube, o Partido Democrático Brasileiro  (PDT) confirmou a pré-candidatura de Nelson Pedroso à Prefeitura. A advogada Soiane Rudnicki foi confirmada candidata à vice.

O partido iniciou sua convenção na segunda-feira, 14, e confirmou que lançará sete candidatos a vereador, sendo cinco homens e duas mulheres.

Bachir Abbas e Jairo Clivatti
Bachir Abbas e Jairo Clivatti

Partido Progressista (PP) oficializou na quarta-feira, 16, em convenção na Fundação Municipal de Cultura de União da Vitória, a coligação com o Partido Socialista Democrático Brasileiro (PSDB). Com isso, Bachir Abbas (PP) e Jairo Clivatti (PSDB) serão os pré-candidatos a prefeito e vice, respectivamente.

A coligação terá ainda os partidos PSL/PL/PV/SD/PDC/DEM. As siglas estão definindo os candidatos à Câmara de Vereadores.

Sérgio Andrekowicz e Giovani Giacomini
Sérgio Andrekowicz e Giovani Giacomini

De última hora, o Movimento Democrático Brasileiro  (MDB) confirmou também a pré-candidatura do ex-vereador e professor Sérgio Andrekowicz à prefeito, tendo como seu vice, o sargento Giovani Giacomini.

A chapa pura do MDB contará com 14 pré-candidatos homens e seis mulheres.

(Foto: Reprodução).
(Foto: Reprodução).

Os partidos PSD, Cidadania, PSC, Republicanos e Avante realizaram uma convenção conjunta na quarta-feira, 16, em União da Vitória. O grupo político liderado pelo deputado Estadual e líder do Governo na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Hussein Bakri (PSD), optou em não lançar candidatos à Prefeitura.

O grupo segundo Bakri está focado no fortalecimento nas candidaturas para Câmara de vereadores.


Em Porto União

(Foto: Reprodução).
(Foto: Reprodução).

A convenção do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) de Porto União confirmou na sexta-feira, 11, na Câmara de Vereadores, a pré-candidatura a reeleição de Eliseu Mibach a Prefeitura. O pré-candidato a vice será o empresário Erico Rosenscheg do Movimento Democrático Brasileiro (MDB).

Percy Storck e Juliano Hassan
Percy Storck e Juliano Hassan

Já a  convenção do Partido Social Democrático ( PSD) realizada no sábado, 12,  oficializou a pré-candidatura do empresário Percy Storck à Prefeitura. O médico Juliano Hassan foi indicado pré-candidato à vice na coligação com o Podemos.

Marcos Colla e Fioravante Buch Neto
Marcos Colla e Fioravante Buch Neto

Partido Liberal (PL) realizou também no sábado, na Câmara de Vereadores sua convenção que indicou a pré-candidatura do bombeiro militar Marcos Colla, à prefeito. O advogado Fioravante Buch Neto do Democratas (DEM) foi confirmado pré-candidato a vice.

A coligação conta ainda com o Partido Progressista (PP) e Partido Social Cristão (PSC).

Gilberto Knapik e Juarez de Lara
Gilberto Knapik e Juarez de Lara

Em convenção realizada no domingo, 13, no bairro Santa Rosa, o Partido dos Trabalhadores, o PT, confirmou o empresário Gilberto Knapik com pré-candidato à Prefeitura de Porto União.

O agricultor e técnico agrícola Juarez de Lara foi confirmado como pré-candidato à vice pelo partido. O PT confirmou na convenção 12 pré-candidatos à vereador.

0 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta