“Em time que está ganhando não se mexe”, diz Mibach

Em entrevista exclusiva, prefeito reeleito de Porto União, enalteceu sua caminhada até aqui e projeta importante participação do vice-prefeito

·
Atualizado há 3 anos

(Foto: jornal O Comércio).
(Foto: jornal O Comércio).

Eliseu Mibach da coligação PSDB / MDB com o vice Erico Rosenscheg foram os escolhidos pela população para o cargo de prefeito e vice-prefeito a partir de primeiro de janeiro de 2021. Na bagagem, carregam a reeleição de Eliseu e o retorno de Erico ao cargo de vice. O resultado oficial foi divulgado após às 22h, deste domingo 15. Inconsistências do sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) atrasaram a divulgação em todo o País.

A coligação Compromisso, Seriedade e Trabalho confirmou a tendência apontada pelas pesquisas eleitorais divulgadas pelo O Comércio nas semanas anteriores à eleição.

Eliseu é empresário, com formação acadêmica em administração. Ele carrega a responsabilidade de ter o maior tempo de governo a frente da prefeitura de Porto União. Tem 57 anos, é casado com Isabel Reis Mibach e tem três filhos: Fernando, Rafael e Daniel (in memorian).
Já atuou nos ramos de metal mecânico, funilaria, pintura de veículos e comércio de automóveis. Hoje está no ramo imobiliário e na produção rural. Também, atuou em instituições como a Associação a Atlética Iguaçu, Baú Clube de Campo, Associação de Proteção a Maternidade e a Infância (APMI), entre outras. Em 1997, foi eleito vice-prefeito de Alexandre Passos Puzyna (PMDB) e assumiu o comando do município em dezembro de 1998. Foi eleito prefeito para um novo mandado na gestão 2000-2004. Foi presidente e vice-presidente da Associação de Municípios da Região do Contestado (Amurc); Vice-presidente da Federação Catarinense de Municípios (Fecam); também presidente do Fundo de Reaparelhamento do Corpo de Bombeiros (Funrebom) e presidente da Junta Militar. Em 2004, recebeu o título de Cidadão Benemérito de Porto União.

Na tarde de ontem, o prefeito eleito concedeu entrevista exclusiva à reportagem. Eliseu chegou tranquilo e com um largo sorriso da vitória.

Confira na integra.

O Comércio: O senhor venceu a eleição novamente, desta vez contra três adversários. O que tem a dizer sobre a disputa e aos que foram vencidos?

Eliseu Mibach: Eleição fácil não existe, e a eleição mais fácil de perder é aquela que você considera ganha. Mas, nos estivemos sempre com o pé no chão, mas o principal é que nós levamos as propostas à população de Porto União. Eu acho que o maior exemplo que ficou (nesta eleição), foi que o eleitor não aceita mais ataques pessoais; o eleitor não quer um administrador que demostre ódio, raiva e rancor. O eleitor quer sim, um administrador que mostre o que fez e que apresente o que fará. Esta foi a principal lição desta eleição. Ataques pessoais, difamar pessoas, entrar em um contexto que não venha ao encontro de planos de governo ou propostas ao município. Certamente não é o objetivo de uma eleição. O eleitor deu a maior prova disso nas urnas. Foi o que nós fizemos ao no decorrer destes 50 dias. Apresentamos propostas sobre o que fizemos e o que queremos fazer. O respaldo nós tivemos nas urnas.

O Comércio: Qual foi o ponto alto de sua campanha? Um momento positivo que o marcou?

Eliseu Mibach: Olha, eu acho que o que marcou foi o respeito com que a população nos recebeu, isso nos marcou. O respeito da população com duas pessoas idôneas, dois empresários bem-sucedidos, que estão lá para administrar nossa cidade, da mesma foram que administrar sua vida particular. Nosso vice eleito Erico Rosenscheg, além de empresário bem-sucedido, é um homem de muita experiência. Foi duas vezes vereador, já foi vice-prefeito e já teve a oportunidade de trabalhar comigo inclusive quando foi presidente da câmara; traz uma bagagem muito grande para que possamos fazer mais e melhor para nossa cidade. Isso demostra mais do que tudo o respeito para dois empresários que estão abdicando seus negócios particulares, para dedicar mais quatro anos de suas vidas em prol do município, o que marcou muito, repito, foi a conduta do eleitor, a conduta do munícipe quando não aceitou baixarias, não aceitou provocações, não aceitou que se denegrisse as imagens das pessoas. O eleitor demonstrou que quer propostas que venham ao encontro do desenvolvimento da sua cidade, esse foi o ponto alto e marcante. Nós precisamos ter uma campanha, leve, bonita e que demonstre que o candidato está preparado e seguro para administrar a cidade.

O Comércio: Alguma lembrança negativa?

Eliseu Mibach: Alguns grupos estavam cercados de pessoas de má índole, pessoas que não contribuíram absolutamente nada à cidade, e nem tem condições de contribuir, e que certamente estariam dentro de uma administração. Isso poderia comprometer muito, não só a administração, mas o município, talvez nós estaríamos levando Porto União para uma grande incerteza. Isso eu posso afirmar.

O Comércio: Suas gestões são tidas como rígidas e são criticadas por alguns setores da mídia local, o senhor se preocupa com este tipo de imagem?

Eliseu Mibach: Não me preocupo com essa imagem, porque nós não estamos lá para agradar a gregos e troianos, estamos lá para administrar. E para administrar tem que ter seriedade, pulso firme, liderança acima de tudo e respeito. A partir do momento que um administrador perde a liderança e o respeito, certamente ele está condenado a uma administração fracassada.

O Comércio: Como avalia o papel da imprensa local nesta eleição?

Eliseu Mibach: O trabalho da impressa profissional foi um trabalho importantíssimo, demonstrou que todos os candidatos tiveram oportunidade de se apresentar, expor e explanar seus planos de trabalho; sobre seus objetivos, o que iram fazer caso fossem eleitos. O trabalho feito pela imprensa séria foi muito bom, muito bem feito. Deu oportunidades para que ouvintes e leitores pudessem avaliar cada candidato. Infelizmente alguns setores da imprensa, ainda agem por interesse político ou financeiro. Eu cito exemplos de emissoras de rádio e jornais que são completamente imparciais. Cito o Grupo Verde Vale de Comunicação que é um grupo de profissionais que trabalharam para que cada um dos candidatos apresentasse suas propostas. Sobre as pesquisas eleitorais, a do Grupo Verde Vale foi a que deu exatamente os percentuais indicados na pesquisa, o resultado nas urnas foi confirmado. Este é um trabalho sério, e profissional, relevante a sociedade, isso demostra créditos e profissionalismo, infelizmente tem algumas pessoas que através de alguns blogs querem denegrir ou distorcer as palavras de algumas pessoas em prol de alguns candidatos, para beneficiar o candidato A, B ou C, isso não é digno de credito.

O Comércio: O senhor é o prefeito que governou Porto União por mais vezes e consequentemente pelo maior tempo, uma marca que dificilmente será superada. Pensava em fazer história quando se candidatou por tantas vezes?

Eliseu Mibach: Sinceramente não. Quando eu assumi o município pela primeira vez nós tínhamos quatro folhas de pagamento atrasadas, fornecedores todos em haver e não tínhamos condições de comprar um palito de fósforo. Não tínhamos crédito. Não tinha nem máquinas para trabalhar a favor dos munícipes. Naquele momento eu pensei que a minha missão era apenas colocar Porto União nos eixos, mas depois foi a reeleição pela primeira vez, a eleição novamente em 2016 e a reeleição de 2020. Eu espero contribuir muito com meu município.

O Comércio: Pretende fazer alguma mudança em sua equipe de trabalho? Pensa em trocar nomes e funções de secretários e diretores?

Eliseu Mibach: Eu entendo que em time que está ganhando não se mexe; poderá acontecer alguns ajustes, mas o grupo permanecerá o mesmo, são pessoas que estão imbuídas de uma grande missão, e que estão trabalho muito bem, fazendo o melhor para a cidade nos últimos quatros anos. Eu pretendo ficar com essa equipe que já está organizada, treinada, sabe o que fazer, sabe onde erraram, sabem o que vão ter que fazer para corrigir os erros, e com certeza vão estar muito mais comprometidos agora com a reeleição, e vão reiniciar o trabalho em primeiro de janeiro, e com muita dedicação e empenho. Eu confio muito neles, são pessoas aguerridas, pessoas determinadas, sabem os objetivos da administração e o que a população quer.

O Comércio: Há expectativa de tempos difíceis para as novas administrações, devido à projeção de escassez de recursos e o desdobramento da pandemia?

Eliseu Mibach: Nossos profissionais da saúde fizeram um trabalho brilhante na pandemia. Isso é inegável e os números falam por si só. Menos de 1% da população foi contaminada com o vírus. Isso demonstrou que o trabalho foi bem feito, e que o número de óbitos (Covid-19) foi pequeno e de pessoas que já tinham problemas de saúde. O secretário Marivaldo Reis conduziu muito bem a equipe, os números comprovam isso, eles não mentem. Mas não sei até que ponto isso pode influenciar uma eleição, eu acho que o que refletiu foi o trabalho feito nestes quatros anos e, principalmente que foi feito na pandemia. Porto União não parou, o trabalho foi feito, obras foram executadas. E o principal, devido ao nosso sistema administrativo, com pulso firme, segurança, administrar bens os recursos públicos, nos deu a certeza que mesmo durante a pandemia, mesmo com baixa de arrecadação, conseguimos manter os ritmos de obra, embora tentaram nos frear na justiça, que não deferiu a liminar proposta por alguns candidatos que queriam que a prefeitura parasse; a população entendeu que mesmo em época de crise, baixa arrecadação, o município continuou trabalhando e não vai parar até dia 20 de dezembro.

O Comércio: Pensando nisso, como a Câmara de Vereadores pode lhe auxiliar nessa tarefa?

Eliseu Mibach: A câmara tem que cumprir com seu papel, fiscalizar o poder executivo, aprovar leis que vem ao encontro do desenvolvimento da sociedade. Isso a câmara sempre fez e sempre o fará. O relacionamento deve ser o melhor possível, precisamos caminhar juntos em prol da população, do crescimento da população, tenho certeza que os vereadores também estão munidos desta missão. O relacionamento será o melhor. A respeito da formação da câmara, o nosso partido, o PSDB conquistou cinco vagas, o coligado MDB ficou com uma vaga. E os demais vereadores que vão assumir em janeiro, alguns experientes, outros não, mas com o tempo vão adquirindo a experiência necessária. Eu quero crer que a renovação é importante, mais é importante, renovar gradativamente.

O Comércio: Devido a sua expressiva votação, seria natural que o senhor fosse instado a ser candidato a deputado nas eleições daqui a dois anos. Esta hipótese está no seu radar?

Eliseu Mibach: Com relação as eleições de 2022, ainda é cedo para falar sobre isso. Eu quero cumprir com meu mandato e fazer o melhor à cidade. Tanto que, eu me identifico mais com o poder executivo do que com o legislativo. Então vamos cuidar bem da cidade, cumprir com nossa missão, trabalhar em prol da cidade.

O Comércio: O que os munícipes podem esperar da nova gestão, Eliseu Mibach/Erico Rosencheg?

Eliseu Mibach: Muito Trabalho, dedicação e seriedade acima de tudo. Nossa coligação já levava o nome Compromisso, Seriedade e Trabalho. É isso que a população pode esperar de nós, queremos desenvolver a cidade. O primeiro mandato foi pautado por uma recuperação de nosso município, o segundo por obras, o terceiro mais obras ainda, e o quarto será mais obras, restruturação e buscar fortalecer a economia local.

O Comércio: Tem alguma ação que ainda não foi compartilhada, e que o senhor considera a cereja do bolo para o dia primeiro de janeiro?

Eliseu Mibach: Tem sim! Mas eu vou deixar na expectativa. Temos dois projetos grandes que estão prestes a acontecer e vou esperar para divulgar. Nós temos uma viagem a Brasília marcada, Itajaí, talvez já dê para anunciar um grande investimento a cidade, na agenda ainda conta com São Paulo, se possível ainda este ano essas viagens aconteçam. Queremos anunciar o mais breve possível. O que eu nunca fiz e nunca vou fazer é anunciar uma falsa expectativa. O empenho é grande e será cada vez maior a partir do próximo ano. Vamos trabalhar incansavelmente, para demostrar que aqueles 9968 eleitores que confiaram em nós estavam certo. Agora temos um vice-prefeito que trabalha e tem vontade de fazer as coisas. As obras que nós projetarmos ele vai dar o acompanhamento e isso vai me dar um tempo maior para correr atrás de investimentos para o município. Estou acreditando muito. Porto União já melhorou economicamente, mas o que mexe mais, é que muitos comércios estão se instalando, aquela barreira que tínhamos na Avenida Manoel Ribas ela está mudando; as empresas estão passando para o lado catarinense, isso tudo foi por problemas de governos anteriores. O que importa é daqui para a frente.

Confira o resultado

Capitão Colla (PL) – 1.202 votos (6,97%)
*Eliseu Mibach – 9.968.5 (7,78%)
Gilberto Knapik (PT) – 709 votos (4,11%)
Percy Storck (PSD) – 5.374 votos (31,15)