JOC ENTREVISTA: Eliseu Mibach

·
Atualizado há 3 anos

(Foto: Reprodução).
(Foto: Reprodução).

O dia 15 de novembro de 2020, não marca somente a Proclamação da República. Registra também o dia em que os municípios brasileiros escolherão – para os próximos quatro anos – os novos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. Em Porto União, de acordo com informações do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), neste ano são 25.510 eleitores. Já em União da Vitória, possui, 38.848 eleitores.

Na última edição do Jornal O Comércio antes das Eleições, elaboramos cinco perguntas e enviamos para todos os postulantes do cargo para prefeito. Nosso objetivo é dar subsidio – com base nas respostas dos candidatos – para o eleitor decidir.

As perguntas foram enviadas todas no mesmo dia, por aplicativo de celular. Todos tiveram o mesmo prazo de envio do retorno, assim como o mesmo espaço para as respostas.

CANDIDATO: Eliseu Mibach (PSDB) – COLIGAÇÃO : Compromisso, Seriedade e Trabalho

1. Por que o senhor acredita que o eleitor deve votar em sua candidatura?

ELISEU MIBACH: Nós estamos vindo de um mandato muito produtivo que preparou Porto União para o futuro, um salto de desenvolvimento. Acredito que nesse momento a palavra-chave seja continuidade. Eu me sinto preparado para exercer mais um mandato, pois tenho a experiência necessária para administrar o Município e uma equipe já formada, preparada para os desafios que estão por vir. Nesse período que estive a frente da prefeitura executamos muitos projetos que vieram ao encontro do desenvolvimento da nossa amada Porto União, atendendo às solicitações dos munícipes, mas penso que podemos fazer mais.

2. Quais são os principais desafios que o senhor projeta enfrentar no caso de ser eleito?

ELISEU MIBACH: Administrar um município não é tarefa fácil e implica em inúmeros desafios. O primeiro deles com certeza será o enfrentamento da crise que possivelmente se aproxima. O segundo desafio, pode ser considerado mais como um projeto, que é o prosseguimento das obras, das melhorias na estrutura física da cidade, que reflete diretamente na melhoria da qualidade de vida dos munícipes, pois projetos de estrutura envolvem todos os setores de uma administração, trânsito, saúde, educação, agricultura, economia, gerando assim desenvolvimento.

3. Quais suas principais propostas para resolver os problemas que vê no município?

ELISEU MIBACH: Em razão da nossa administração pretérita, não temos graves e urgentes problemas no município, nós temos áreas e questões que podem ser melhoradas. Na saúde pretendemos dar sequência ao projeto de reestruturação que já iniciamos com a aquisição de um novo prédio e a disponibilização de consultórios equipados e confortáveis para o máximo possível de especialidades. Na educação vamos dar continuidade nos projetos já iniciados com a manutenção dos prédios já reformados e a reforma dos que ainda precisam.

4. Como o senhor pretende buscar auxílio nos governos estadual e federal para administrar o município?

ELISEU MIBACH: O auxílio dos governos estaduais e federais é de suma importância para o bom andamento de uma administração pública. Esse é um dos principais motivos para coligarmos os maiores partidos do Estado de Santa Catariana que são o PSDB e o MDB.

5. A pandemia projeta um horizonte complexo para as finanças municipais, o que o senhor fará para gerar emprego, renda e desenvolvimento?

ELISEU MIBACH: Nós esperamos que a pandemia não prejudique ainda mais o cenário econômico brasileiro uma vez que já tivemos grandes perdas. O país vem se recuperando e mostrando que está no caminho certo. Mas nós precisamos fazer a nossa parte. Por isso que desejamos adquirir uma nova área para a implantação de novas indústrias até porque já temos várias se instalando e outras procurando uma área para se instalarem no município. Também vamos incentivar muito o empreendedorismo para fomentar o desenvolvimento de novas pequenas empresas acreditando que um dia elas serão grandes.