Eliseu Mibach participa de reuniões em Brasília e Curitiba

Objetivo é garantir emendas para 2018 junto a parlamentares e ministérios

·
Atualizado há 6 anos

O prefeito de Porto União, Eliseu Mibach (PSDB-SC) está em Brasília – DF, desde ontem, 21, percorrendo ministérios e gabinetes dos deputados federais e senadores de Santa Catarina. O objetivo é garantir emendas dos parlamentares e recursos ministeriais para o ano que vem. A primeira etapa da agenda foi cumprida na manhã de ontem com a Diretoria nacional da TIM. Mibach foi reforçar a necessidade da implantação da telefonia celular móvel no Distrito de São Miguel da Serra.

“Estamos trabalhando a questão do celular em São Miguel da Serra. Já tivemos audiência em Porto União com um dos diretores da TIM, e hoje [ontem] nos reunimos com o presidente da empresa para garantir a presença do sinal de celular para o distrito”, explicou o prefeito. A expectativa entre moradores e usuários da SC 135 é grande pelo funcionamento do sinal da telefonia celular móvel no trecho.

Outro assunto que foi tratado pelo prefeito é relacionado a moradias populares no município. Mibach garantiu que está tudo pronto para a assinatura do convênio para as casas do Bairro São Bernardo do Campo. Segundo o prefeito, mesmo com a mudança do ministro das Cidades em andamento, a documentação já está toda pronta. “ Também estamos viabilizando a construção de outras 30 casas populares no município, que nada tem a ver com a questão do São Bernardo do Campo”, disse.

Uma outra questão que o prefeito apresentou é a dívida com a empresa que pavimentou uma das principais ruas do bairro Santa Rosa. “ Viemos apresentar a conta, já que a rua foi asfaltada há quase dois anos, mas a empresa não recebeu pelo serviço. “Estamos pressionando para que o pagamento seja liberado para a empresa”, acrescenta.

Mas o principal objetivo é a inserção de emendas que favoreçam o município. Mibach lembrou que no ano de 2016, o Hospital São Braz foi favorecido com uma verba de R$ 1,2 milhão e Porto União com verbas para asfaltamento de três ruas em três bairros diferentes, na ordem de R$ 900 mil. O prefeito disse que essas verbas são captadas pela presença de lideranças dos municípios em Brasília.

“Os recursos municipais são escassos. Esse trabalho junto aos órgãos competentes e parlamentares têm garantido valioso recursos para infraestrutura e outros programas municipais. Nossa presença se justifica desta maneira, pressionando, lembrando aos parlamentares de Santa Catarina que Porto União está no mapa e precisa destes recursos”. Afirmou.

O prefeito viajou acompanhado pelo presidente da Câmara de Vereadores, Luiz Alberto Pasqualin (PP-SC), Sandro Calikoski (PMDB-SC) e pelo ex-prefeito de União da Vitória. Gilberto Francisco Brittes (PSB-PR). Depois de retornar para o município, é a vez do vice-prefeito Percy Storck (PSD-SC) e do vereador Christian Martins (PMDB-SC) pressionarem seus representantes pela liberação de verbas para Porto União. O deputado Mauro Mariani (PMDB-SC) está acompanhando a comitiva em Brasília.

Em Curitiba

Antes de embarcar para Brasília, a comitiva do prefeito Eliseu Mibach, passou por Curitiba, onde outros assuntos foram tratados com o Secretário Chefe da Casa Civil do Paraná, Valdir Rossoni. Há expectativa do governo do Paraná (Sanepar) de que finalmente aconteça a renovação do contrato entre a empresa e o município de Porto União.

Na reunião foram tratados assuntos relacionados a divisa entre os dois municípios que é interestadual.