Em nova pesquisa sobre 2022, Lula e Bolsonaro aparecem tecnicamente empatados

Bolsonaro aparece na frente em seis cenários de disputa de segundo turno

·
Atualizado há 3 anos

bolsonaro-vs-lula-istoe

Uma pesquisa encomendada pela revista Exame e realizada pelo Instituto Idea, divulgada na sexta-feira, 23, mostra que, em uma situação de segundo turno entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (sem partido) em 2022, os candidatos estariam tecnicamente empatados dentro da margem de erro de três pontos percentuais, com vantagem para Lula, que aparece com 40% de intenção de votos; Bolsonaro tem 38%; não sabe ou não opinou representam 17%; brancos e nulos 5%.

Na média de três diferentes cenários para a disputa em primeiro turno, Lula e Bolsonaro aparecem empatados com 30% cada; os demais possíveis candidatos (Ciro Gomes, Luciano Huck, João Doria, João Amoêdo, Luiz Henrique Mandetta, Danilo Gentili, Sergio Moro, Eduardo Leite e Tasso Jereissati) possuem, juntos, na média de três cenários, 32%; não souberam ou não opinaram são 5%; branco ou nulo são 3%.

Além de um cenário de segundo turno entre Lula e Bolsonaro, também foram analisadas outras possíveis disputas. Segundo a pesquisa, o atual presidente teria vantagem no segundo turno caso concorresse contra Ciro Gomes, João Doria, Eduardo Leite, Sergio Moro, Mandetta, e Tasso Jereissati, e estaria tecnicamente empatado com Luciano Huck.

O nível de rejeição dos possíveis candidatos ao pleito de 2022 também foi assunto da pesquisa. Segundo o levantamento, 40% das pessoas não votaria em Jair Bolsonaro ou em Lula; 29% não votaria em João Doria; 28% não votaria em Ciro Gomes; 25% não votaria em Luciano Huck ou em Sergio Moro; 20% não votaria em Danilo Gentili; 18% não votaria em Luiz Henrique Mandetta; 17% não votaria em João Amoêdo; 16% não votaria em Tasso Jereissati e 11% não votaria em Eduardo Leite.

Confira aqui


Sobre o governo do Presidente Jair Bolsonaro

Os entrevistados também foram questionados sobre sua avaliação com relação ao desempenho do governo de Jair Bolsonaro até o momento: 52% avaliou como ruim ou péssimo; 24% como regular; 23% como bom ou ótimo e 1% não soube ou não quis responder.

Quanto ao trabalho de Jair Bolsonaro como Presidente do Brasil, 54% disse desaprovar a maneira com que o Presidente lida com seus deveres na posição; 25% aprova; 20% não aprova nem desaprova e 1% não soube ou não quis responder.


Já tem até slogan…

Ainda não há definição de quem irá concorrer ao cargo de Presidente em 2022, mas um dos nomes que despontam é o do tucano Tasso Jereissati. O senador pelo PSDB já admitiu ter intenção de participar das prévias do partido em outubro. Enquanto isso, apoiadores já têm até slogan para a candidatura presidencial de Jereissati: “PresidenTasso”.

Presidentasso-1