Em sessão da Câmara de PU, Gestora Regional da Cidasc faz esclarecimentos

Na noite de segunda-feira, 16, Maritza Martins Mansani usou a tribuna e explicou a respeito da alteração do status sanitário da barreira do Pintado

·
Atualizado há 3 anos

Com a ausência justificada dos vereadores Neilor Grabovski (MDB), Fernando Batista Alves (PSDB) e Eliane Aparecida dos Santos (PSC), vereadores de Porto União se reuniram na noite de segunda-feira, 16, para a realização da 22ª Sessão Ordinária.

Foto: Assessoria de Comunicação da Câmara

Com a pauta extensa, o destaque da noite ficou por conta do uso da tribuna da Gestora Regional de Departamento Regional de Canoinhas da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc),  Maritza Martins Mansani.

Em sua fala, Maritza prestou esclarecimento a respeito da alteração – realizada no dia 17 de junho – do status sanitário da barreira do Pintado, em Porto União. De forma detalhada, ela relatou o processo de mudança.

Afirmou que a alteração de status era uma antiga solicitação de autoridades locais. Vale ressaltar que é por meio dessas barreiras que se busca impedir, por exemplo, que as doenças e pragas sejam introduzidas ou reintroduzidas em Santa Catarina e venham causar impactos econômicos na produção animal e também vegetal.

O Posto de Fiscalização Agropecuária em Porto União, conforme explicou a Gestora, com a alteração, deixou de ser uma barreira de rechaço (proibindo a entrada de animais que descumpram as normas sanitárias do estado), para barreira de permissão. A barreira de permissão é a única pela qual permite o ingresso de espécies suscetíveis a febre aftosa, seus produtos e subprodutos desde que de acordo com a legislação sanitária animal. “Foi uma data para ser comemorada. Foi um grande avanço para a nossa região”.

O posto de fiscalização agropecuária do Pintado, compõe o quadro de 63 postos de fiscalizações agropecuárias, localizados na divisa com os estados do Rio Grande do Sul, Paraná e a fronteira com a Argentina.

Na ordem do dia

Já na ordem do dia, foram aprovados requerimentos e processos. Destaque para o Projeto de Lei que denomina a  Praça localizada no Bairro Bela Vista de “Praça Noely Luiz Giacomini”.