Entre os destaques da sessão, aprovação da Alad como utilidade pública

Ainda durante a sessão, vereadores sugeriram a construção de um centro comunitário que já existe

·
Atualizado há 3 anos

(Foto: Reprodução).
(Foto: Reprodução).

Com início às 19h, aconteceu na noite dessa segunda-feira 19, a 11º reunião ordinária da Câmara de Vereadores de União da Vitória.

Durante a leitura das correspondências recebidas, um convite sobre a celebração de posse do novo pároco da Catedral Sagrado Coração de Jesus, padre Sidnei José Reitz. A posse acontece no dia 24 de abril, às 19h.

Indicações

Na sessão desse dia 19, houve 12 indicações de projetos de leis – seguindo o mesmo molde das últimas reuniões, pedindo asfaltamento, construção de um centro de eventos, redutor de velocidade entre outros.

Tribuna Livre

Dois vereadores se inscreveram para o uso da tribuna, o primeiro a falar foi Ednilson de Godoy que comentou sobre as pessoas com deficiências, ele apresentou a sugestão da criação de uma secretaria voltada para esse atendimento no município.

Na sequencia o presidente da Cordovan Frederico de Melo Neto falou sobre a viagem realizada a Curitiba e a visita a três deputados estaduais, além de uma cobrança especial a Sanepar sobre os últimos problemas apresentados em União da Vitória – falta de água, baixa pressão, coloração diferente entre outros.

Matéria da ordem do dia

Votação favorável ao projeto de Lei que declara a Associação Laços de Amor Down- ALAD como utilidade pública. Algumas mães da associação acompanhavam a sessão e aplaudiram a aprovação da lei 9/2021.

Requerimentos

Durante a sessão, foram nove requerimentos apresentados. Entre os destaques da noite, o pedido sobre a construção de uma capela mortuária no bairro São Sebastião. Entretanto, já existe uma autorização para essa construção, inclusive com recursos destinados a obra.

O requerimento, sobre a construção de um Centro Comunitário no bairro João Paulo II foi retirado da pauta, pois, o bairro já possui um centro comunitário.

Além disso, um requerimento pedindo análise mais detalhada da conduta da Sanepar no município.

Moção

Moção aprovada como nota de pesar, pelo falecimento de Alceu Lourenço de Paula, que faleceu aos 57 anos no dia 17 de abril, vitima da covid-19. Alceu tinha 57 anos, presidia o PSC (Partido Social Cristão) e ocupava o cargo de Chefe da 4ª Ciretran de União da Vitória.

A sessão ordinária terminou por volta das 20h40. Na sequência uma reunião extraordinária aconteceu.

Extraordinária

Ao final da sessão ainda houve a 5º sessão extraordinária para a votação do projeto de lei 13/2021 que autoriza o executivo Municipal a adquirir o domínio sobre área de terra rural, para fins de criação de unidade de conservação municipal, esta foi aprovada por unanimidade.