Fábio Campana analisa pesquisa que coloca Richa na frente na corrida ao Palácio Iguaçu

·
Atualizado há 11 anos

Campana
Jornalista político Fábio Campana (Foto/Reprodução)

O jornalista político Fábio Campana, especialista em eleições, diz que o governador Beto Richa (PSDB) acertou ao recompor sua base de apoio com o deputado federal Ratinho Jr (PSC) – atual secretário de Desenvolvimento Urbano.Uma de suas competências pós-eleitorais foi a capacidade de recompor sua base política de apoio. Ratinho é um bom exemplo disso. Campeão de votos, incorporou sua popularidade em apoio ao governo ao fazer parte dele. A outra vantagem é que assim Ratinho abandona a posição anterior, quando gravitava em torno do PT”, disse Campana em entrevista exclusiva.

Campana cita outras virtudes de Richa que pontuou em até 41% na intenção de votos na disputa do Palácio Iguaçu em 2014. “Beto Richa visitou todos os municípios do Paraná e o faz pela segunda vez para dar a ideia exata de seu dinamismo e preocupação com as populações mais distantes que mais precisam de governo. Ao contrário do que faz o governo federal com os Estados, especialmente os de governos de oposição, como o Paraná, ele valoriza as administrações municipais”, avalia. Leia a seguir os principais trechos da entrevista.

Qual é a avaliação da pesquisa, de forma geral, a menos de um ano das convenções partidárias?

Fábio Campana A pesquisa demonstra o que se viu: uma espetacular corrida de recuperação. É bom lembrar que Beto Richa nunca esteve atrás nos índices de preferência como candidato á reeleição, mas no final do ano passado eles tinham declinado, como efeito do desgaste natural nas eleições municipais, agravado pela escolha de alguns candidatos nada competitivos para prefeituras importantes, como Curitiba. Desde então, o governador se empenhou em recuperar o prestígio e a popularidade perdidos na disputa eleitoral que o manteve sob severo fogo das críticas e das aleivosias.

O governador Beto Richa acertou em trazer Ratinho Jr (PSC) ao seu projeto político – Beto Richa e Ratinho podem ser considerados imbatíveis?

Campana – Uma de suas competências pós-eleitorais foi a capacidade de recompor sua base de apoio política. Ratinho é um bom exemplo disso. Campeão de votos, incorporou sua popularidade em apoio ao governo ao fazer parte dele. A outra vantagem é que assim Ratinho abandona a posição anterior, quando gravitava em torno do PT.

A pesquisa também reflete o bom momento econômico do Paraná – o estado cresce acima da média, atraiu R$ 25 bilhões de investimentos com novas indústrias, é campeão na geração de emprego…

Campana – Sem um bom desempenho do governo não há o que faça a imagem de bom governante. Com todas as dificuldades impostas pelo relacionamento rude e antidemocrático do governo federal, Beto Richa tem conseguido resultados fantásticos na área econômica. Especialmente na atração de novos investimentos produtivos. Talvez essa seja a característica mais forte e benéfica de seu governo, principalmente quando contrastado com o período anterior, que não admitia investimentos no Estado.

O caráter municipalista do governo – Beto Richa é muito bem avaliado no interior – 72% de aprovação – também é o retrato da pesquisa?

Campana – Beto Richa visitou todos os municípios do Paraná e o faz pela segunda vez para dar a ideia exata de seu dinamismo e preocupação com as populações mais distantes que mais precisam de governo. Ao contrário do que faz o governo federal com os Estados, especialmente os de governos de oposição, como o Paraná, ele valoriza as administrações municipais.

Beto Richa está bem nas pesquisas – intenção de voto e avaliação – mesmo depois das manifestações e dos entraves criados pelo governo federal para novos financiamentos ao estado…

Campana – O povo sabe distinguir instâncias de governo e responsabilidades, especialmente no Paraná, um Estado de população mais crítica e preparada. Há uma reação à incompetência e à corrupção, há um clamor por serviços públicos mais eficientes e de melhor qualidade, e a população sabe onde está a origem destes problemas na estrutura dos governos. Sabe também onde mora a corrupção, os desmandos, as falcatruas. Por isso Beto Richa não sofreu quedas de prestígio e confiabilidade. Já o governo federal desabou.

A pesquisa surpreendeu os opositores de Beto Richa, em especial o PT e Gleisi Hoffmann?

Campana – Creio que não. Os opositores têm as suas pesquisas e sabe-se que elas mostram até mesmo um quadro muito melhor para o governo Beto Richa e péssimo para o PT e seus governos. Não creio que se surpreenderam. Tentam se levantar e o fazem principalmente dando bordoadas nos adversários e na imprensa.