FÓRUM REGIONAL: Projeto de Trem turístico ferroviário é apresentado em reunião

Encontro aconteceu no auditório da CDL de União da Vitória

·
Atualizado há 4 anos

Durante a noite desta quarta-feira, 5, foi realizado no auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas de União da Vitória e Porto União, mais uma reunião do Fórum de desenvolvimento local e regional.

O Fórum

Integrantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae de União da Vitória apresentaram as expectativas e os trâmites para implantação do Território Iguaçu. A ação tem objetivo de unir operações de desenvolvimento de todos os municípios da Associação dos Municípios Sul Paranaense – Amsulpar e também de Porto União.

O tema principal da noite foi a apresentação do projeto de viabilização da locomotiva 310, de responsabilidade do os integrantes do Instituto Grünenwald. O objetivo do projeto é criação de um trecho turístico entre o barracão principal da Rede ferroviária até a localidade de Aquiles Stenghel.

Além de presidentes e diretores de entidades, lideranças locais e regionais, prefeitos e vice representaram seus municípios no encontro. O líder do governo Ratinho Junior na Assembleia Legislativa do Paraná, o deputado Hussein Bakri, esteve presente e recebeu os projetos.

Presídio Regional também foi pauta

Além do turismo, outros temas foram abordados no encontro, aproveitando a presença de Hussein Bakri. O que ganhou mais discussão foi novamente a construção de um presídio regional.

Segundo o deputado, dificuldades têm sido enfrentados pois nenhum município da região demonstrou interesse em receber o presídio até o momento.

As câmaras de vereadores têm realizado audiências públicas sobre o tema, e tem sido tomada pela população que tem se posicionado contra a iniciativa de receber o presídio.