Gildo Masselai: “Tem vereador eleito que nunca entrou em uma Câmara”

Presidente da Câmara de Vereadores de Porto União foi entrevistado pelo O Comércio

·
Atualizado há 3 anos

Para comentar a expectativa política para 2021, O Comércio conversou com o presidente da Câmara de Vereadores de Porto União, Gildo Masselai (PSDB). 

Masselai possui 30 anos de atuação na Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri). Ingressou na política em 2008, sendo o segundo vereador mais votado; foi reeleito em 2012 e em 2016, também como o mais votado em ambos os pleitos. É conhecido por seus colegas de bancada, pelo tom crítico em seus posicionamentos.

As primeiras sessões deste ano em Porto União aconteceram no dia 12 de janeiro, sendo duas extraordinárias, de forma remota, devido a pandemia da Covid-19. Já a 1ª Sessão Ordinária acontece no próximo dia 8, às 19 horas. O público poderá conferir on-line (cmpu.sc.gov.br”. 

Rapidinhas

JOC: O senhor se considera um político paz e amor?

Gildo: Quando é necessário sim. Mas eu falo a verdade e sou autêntico. 

JOC: O senhor se considera o mais crítico entre os colegas de bancada?

Gildo: Olha (risos) cada cabeça é uma sentença. Eu vejo a política como um cidadão que recebeu uma procuração da sociedade para representá-los conforme Lei Orgânica Municipal. 

JOC: Câmara atual não possui acessibilidade, o que farão? 

Gildo: É um prédio antigo e que não existia – na época – da sua fundação uma lei federal de acessibilidade. Estamos adquirindo um terreno e estruturando o projeto para que, no mínimo esse ano, comece a construção de uma nova Câmara. Não vou dizer que será um prédio moderno e luxuoso; pois não se pode gastar dinheiro público com luxo, porque quem quiser luxo que pague do seu bolso. Prédio público precisar ser funcional. 

JOC: Pandemia trouxe dissabores a todos os setores. Como restabelecer? 

Gildo: Tenho visto uma certa paranoia por parte da sociedade. Em 2020, Porto União registrou nove óbitos por coronavírus. Acontece que além destes, foram contabilizados – naquele mesmo ano – 250 óbitos, mas em decorrência de outras complicações. Então não é tão alarmante assim. Eu vou ser honesto com você, se eu sou governador do Estado eu não pararia as aulas e não quebraria o País fechando tudo. Hoje quem está salvando o Brasil é o agronegócio. 

JOC: Há vereadores que podem dar uma dinâmica diferente à cidade? 

Gildo: Sim, porém para ambos os lados; o bom e o ruim. […] mas vamos falar bem a verdade, tem vereador eleito que nunca entrou em uma Câmara, é a realidade do País de modo geral. 

JOC: Atual Câmara pretende trabalhar em harmonia com executivo? 

Gildo: Sim, pois não espero nada de errado vindo do atual prefeito Eliseu.

JOC: Na sua opinião, os eleitores sabem votar? 

Gildo: Pergunta difícil, hein! Mas não. Eles não sabem participar da vida pública para escolher o melhor.