Governador assina decreto de credenciamento da Unespar

·
Atualizado há 10 anos

governador-unespar-betoricha
(Foto: Divulgação).

O governador Beto Richa assinou nesta quarta-feira (04/12), em Curitiba, o decreto de credenciamento da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Com o ato, a entidade com sede em Paranavaí, na região Noroeste, torna-se oficialmente a sétima universidade pública do Estado. A Unespar nasceu da junção de sete faculdades estaduais e abrange 150 municípios, que somam 4,5 milhões de pessoas.

“O credenciamento representa a valorização e a garantia de um ensino superior gratuito de qualidade na região. A educação é prioridade absoluta do nosso governo”, disse Beto Richa. O governador afirmou que a Unespar permite a formação acadêmica e profissional de pessoas na própria região em que vivem. “A instituição faz formação de qualidade de futuros profissionais e é irradiadora do desenvolvimento econômico e social”, destacou Richa.

governador-unespar-betoricha2A cerimônia de assinatura foi no Salão de Atos do Palácio Iguaçu, com a presença do secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes; do reitor da Unespar, Antonio Carlos Aleixo; dos prefeitos de Paranavaí, Rogério Lorenzetti, e de Apucarana, Beto Preto, e do presidente do Conselho Estadual de Educação, Oscar Alves, e de diretores das faculdades que formaram a Unespar.

TERCEIRA MAIOR – Com a união das diversas faculdades, a Unespar se constitui na terceira maior universidade mantida pelo Governo do Paraná em número de estudantes. São 12.600 alunos, 800 professores e 260 agentes universitários. A instituição conta com 70 cursos de graduação distribuídos em 16 Centros de Área e 36 cursos de especialização, e dois mestrados.

O secretário João Carlos Gomes destacou que com o credenciamento surge a possibilidade de novos projetos de desenvolvimento em diversas áreas. Para o reitor da Unespar, Antonio Aleixo, o governo estadual dá mais um exemplo do seu compromisso com um ensino superior de qualidade. “O ato oficial significa muito para todo o Paraná”, destacou ele.

As faculdades estaduais que formam a Unespar são a Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Faculdade de Artes do Paraná, Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão, Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana, Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí, Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá, Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória e também conta com a Escola de Segurança Pública.

ENSINO SUPERIOR – O Paraná tem sete universidades estaduais, o maior número de instituições de ensino superior públicas mantidas por um governo estadual. As universidades estão presentes em todas as regiões, por meio de campus nos principais municípios paranaenses: Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Universidade Estadual do Oeste (Unioeste), Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp) e Universidade Estadual do Paraná (Unespar).

Participaram da solenidade os reitores da Unicentro, Aldo Nelson Bona; da UEM, Júlio Santiago Prates Filho; e da UEL, Nádia Aparecida Moreno; o diretor da Fundação Araucária, Paulo Brofmann; os diretores das faculdades, Eder Rogério Stela (Facilcam), Stela Maria da Silva (Fap), Maria José Justino (Embap), Rogério Ribeiro (Facea), Sidnei Kempa (Fafipar), Elias de Souza Junior (Fafipa), Vanderlei Garcia Sanches (Fafiuv) e major Vanderlei Rotembourg (Academia Militar do Guatupê), além do assessor especial de Juventude, Edson Lau Filho.