Moções de repúdio sobre fechamento do INSS devem chegar à Brasília

Somente este ano, mais de 1.500 pessoas da comarca buscaram auxílio junto ao INSS

·
Atualizado há 2 anos

O prefeito de Canoinhas, Beto Passos, garantiu que vai à Brasília levar moções de repúdio sobre a suspensão do atendimento presencial no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a implantação do INSS Digital.

(Foto: Assessoria de Comunicação)

A afirmação aconteceu durante a abertura da audiência pública realizada nesta sexta, 19, que reuniu autoridades regionais e usuários do INSS em Canoinhas.

Somente em 2021, mais de 1.500 pessoas da comarca buscaram auxílio junto ao INSS.

São beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC), pessoas com deficiência e pessoas idosas em situação de vulnerabilidade social, além de todos os demais requerimentos de auxílio doença e outros benefícios. “Muitas delas vem buscar apoio nos serviços ofertados pelo município de Canoinhas para suprir a lacuna já deixada pelo instituto e nós estamos acolhendo como podemos”, enfatizou o prefeito.

A prefeitura realiza o transporte de canoinhenses atendidos pela política de assistência social do município (beneficiários do BPC, por exemplo) para perícia em outros municípios.

“Desde 2017, prefeitos de região vem lutando para que as pessoas tenham atendimento próximo da sua casa”, lembrou. O prefeito levará em mãos aos órgãos competentes os documentos aprovados na audiência pública com as principais reivindicações: reabertura da agência do INSS em Canoinhas para atendimento da região, garantia dos atendimentos presenciais, entre outros assuntos.


Participaram da audiência representantes de Canoinhas, Major Vieira, Três Barras, Irineópolis, Bela Vista do Toldo e de Mafra. 112 pessoas assinaram a lista de presença. A audiência é uma realização de várias entidades parceiras: Governo do Município de Canoinhas, por meio das secretarias de Assistência Social e Municipal de Saúde, Câmara de Vereadores, além do Núcleo Regional de Serviço Social Planalto Norte.