
A primeira reunião após o recesso de duas semanas foi marcada por eventos paralelos. Nesta terça, 4, a Câmara de Vereadores de Porto União recebeu a comunidade do Loteamento Palmas, bem como a visita do prefeito Anízio de Souza.
A pauta, enxuta, acabou se prolongando por conta de discussões pontuais. A sessão, a primeira do mês, terminou após as 22 horas. Era previsível. Um dos assuntos mais debatidos foi a situação do Hospital São Braz. “Vamos ver a possibilidade de ajudar a unidade com recursos do poder executivo até porque os governos Estadual e Federal estão atrasados com os pagamentos”, dizia, antes da sessão, o 1º secretário, Christian Martins.
Os vereadores discutiram sobre a possibilidade de repasse. Alguns, inclusive, sugeriram a abertura das contas do hospital para que um entendimento melhor sobre a real situação da casa seja entendida. O assunto ainda vai ter desdobramentos.
Loteamento Palmas

Os deslizamentos de terra enfrentados pelos cerca de 150 moradores do Loteamento Palmas ganharam a atenção dos vereadores. Diego, representante da comunidade, falou em nome dos moradores. Segundo ele, o loteamento está esquecido e, por isso, as famílias têm dificuldade em conseguir avanços para as situações de risco, bem como de ter liberadas as escrituras dos imóveis. A mobilização já dura mais de um ano. “Os passos são curtos, não teve efetivação de tudo o que foi prometido. Viemos para ver se conseguimos alguma coisa”, disse.
Conforme a página da Câmara na internet, ainda em julho os vereadores e o vice-prefeito, Aloísio Salvatti, estiveram no local e confirmaram, de fato, o risco de deslizamento de encostas. Na ocasião, o pedido de atenção à Defesa Civil foi feito.
Na semana passada, durante a visita do presidente do órgão no Estado, o prefeito reforçou a situação e pediu ajuda. Sem a totalidade dos recursos, disse na ocasião, ele sugere a parceria da União e do Estado, para resolver, definitivamente, o problema do local.
Aprovado
Em segunda discussão, foi aprovado o projeto de autoria da vereadora Maria Aldair, que institui o curso de treinamento em primeiros socorros para educadores e funcionários da rede municipal de ensino. O documento segue para sanção do prefeito. “Nós já tivemos situações em que crianças tiveram problemas e precisariam de ajuda e não tiveram. Nada melhor que a escola estar preparada para dar este primeiro atendimento”, justifica.
O projeto foi elogiado pelo secretário de Saúde, Jair Giraldi, procurado pela Comissão de Constituição da casa, antes da aprovação. “Ele até sugeriu uma emenda, orientando que os funcionários de Saúde que ainda não tem esta capacitação, também tenham”, comenta.