Morre, aos 79 anos, o ex-governador de SC, Casildo Maldaner

Casildo era irmão do atual presidente estadual do MDB, o deputado federal Celso Maldaner

·
Atualizado há 3 anos

O ex-governador de Santa Catarina, Casildo Maldaner,  morreu na noite de ontem, 17, em Florianópolis, vítima de câncer, aos 79 anos. O político lutava contra um linfoma e estava internado em um hospital da Capital.

O velório acontece nesta terça-feira, 18, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), das 10h às 13h, e seguirá os protocolos de segurança e prevenção à Covid-19. Em seguida será realizada uma cerimônia de cremação no cemitério do Jardim da Paz, em ato reservada à família e amigos mais próximos.

A trajetória

Um dos principais quadros do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), Casildo Maldaner, gaúcho de Carazinho, no Rio Grande do Sul, nasceu em 02 de abril de 1942 e aos 02 anos mudou-se com a família para Chapecó.

Depois se fixou em Modelo, onde iniciou a sua trajetória política, em 1962. Casildo foi senador, deputado federal, estadual e vereador. Em 1986 elegeu-se vice-governador na chapa encabeçada por Pedro Ivo Campos. Tornou-se chefe do executivo após a morte do então governador, em 1990. Casildo era irmão do atual presidente estadual do MDB, o deputado federal Celso Maldaner.

Nota de pesar Acaert

É com enorme tristeza que a Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão – ACAERT recebe a informação da morte do ex-governador e ex-senador, Casildo Maldaner, aos 79 anos, vítima de um câncer.

Maldaner foi uma das lideranças mais carismáticas de Santa Catarina. Trilhou uma carreira política completa, que inclui na biografia os cargos de vereador, deputado estadual, deputado federal, vice-governador, governador e senador.

Era uma personalidade peculiar, capaz de alternar do perfil determinado e enfático para o

humor, que era uma de suas marcas registradas. Colecionou feitos importantes durante seus mandatos, com destaque especial para educação pública com a autônima financeira da UDESC.

O velório do ex-governador será na Assembleia Legislativa, das 10h às 13h, seguirá todos os protocolos da COVID-19, e depois o corpo será cremado no Jardim da Paz, em Florianópolis, em cerimônia reservada à família.

Em nome da radiodifusão catarinense, manifestamos a nossa solidariedade a todos os familiares, especialmente ao irmão Celso Maldaner, além dos demais amigos e correligionários. Que a história se encarregue de fazer justiça e lembrar de Casildo Maldanaer pelas suas inúmeras virtudes como homem público.