Mulheres recebem homenagem em sessão

Encontro parlamentar de segunda-feira, 9, lembrou dos direitos femininos. Vereadora Salime Farah recebeu flores

·
Atualizado há 4 anos

Salime Farah recebeu homenagem: única mulher na Casa. (Foto: Ana Cabral).
Salime Farah recebeu homenagem: única mulher na Casa. (Foto: Ana Cabral).

A luta pelos direitos das mulheres, sua garra, delicadeza e sororidade foram lembradas na noite de segunda-feira, 9, durante a 5ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Porto União. Com a ausência do vereador Jacir Barth (PSDB), os legisladores celebraram em seus discursos, a passagem no domingo, 8, do Dia Internacional da Mulher.

Na homenagem mais expressiva, o vereador Luiz Alberto Pasqualin enalteceu os valores femininos e segundo ele, uma de suas maiores conquistas quando, ainda no dia 24 de fevereiro de 1932, quando o Código Eleitoral passou a assegurar o voto feminino. Depois, o vereador e o presidente da Casa, Sandro Luciano Calikoski (MDB), entregaram um buque de rosas para a vereadora Salime Farah (PSDB), única representante das mulheres no quadro atual da Câmara.

Discursos

Temas diversificados tomaram conta das falas dos vereadores. O vereador Christian Martins (MDB), por exemplo, usou a tribuna no grande expediente para, mais uma vez, defender as causas ambientais. A revolta dele é em torno da morosidade por parte do Instituto do Meio Ambiente (IMA) com a aprovação das licenças ambientais, fato que, segundo o vereador, prejudica os empresários locais.

Já Élio Weber (MDB), usou a tribuna para comentar que no sábado, 7, realizou no plenário da Câmara, desta vez, como um dos responsáveis pelo Projeto Trem das Etnias, uma reunião com os agricultores e feirantes do município para explicar como irá funcionar o projeto Trem das Etnias e a intenção da formação de uma parceria com os feirantes da Estação, trazendo o turista para dentro da Feira por meio dos passeios de trem.

“O trem irá sair da Estação e queremos fazer uma parceria com os feirantes para melhor atender o turista que estiver aqui na cidade fazendo o passeio do Trem. Por isso reuni eles para explicar como o projeto funcionará e o papel deles para melhor atender o turista”, explicou.

Como último vereador inscrito no grande expediente, o presidente Sandro, entre outros assuntos, solicitou a presença na sessão de um representante da empresa que administra o estacionamento rotativo em Porto União. O pedido foi feito após o vereador Gildo Masselai (PSDB) comentar que nas redes sociais há inúmeras reclamações dos usuários. Sandro espera uma resposta para os próximos 15 dias.

Ordem do dia

Na pauta, foram aprovados por unanimidade seis projetos, com parecer favorável da Comissão de Constituição Justiça e Redação Final. A reunião terminou perto das 20h30.