Na Câmara de Porto União, secretário de saúde usa a tribuna

Sessão de segunda-feira, 17, também foi marcada pelo retorno da presença do público

·
Atualizado há 3 anos

Com a ausência do presidente Gildo Masselai (PSDB), que se encontrava em viagem a serviço de seu gabinete, foi realizada na noite de segunda-feira, 17, a 15ª Sessão Ordinária. Sob o comando do vice-presidente, Paulo Kovalski (PSDB), a sessão marcou a volta do público a sede do legislativo, depois de mais de um ano.

A iniciativa é norteada pela resolução nº 275/2021. O documento autoriza o acompanhamento das sessões presenciais pelo público, devendo ser respeitado a o limite de ocupação de 30%, ficando reservados 14 lugares para o público em geral e dois para a imprensa.

Com uma pauta enxuta, o destaque da noite novamente ficou por conta da presença do secretário de saúde de Porto União, Marivaldo dos Reis. Ele usou a tribuna para mais uma vez fazer um apelo a população para que tenham responsabilidade coletiva e cumpram com as medidas de distanciamento social e higienização para a prevenção do contágio da Covid-19.

Em um tom de desabafo, o secretário comentou que tem se registrado uma escalada no registro de contágio semanal. “Da semana passada para cá, só tem crescido esse número. Toda vez que a estatística de contágio cresce, certamente háverá mais mortes. Infelizmente a culpa é de todos nós. “a estatísticas não mentem. Provavelmente se as pessoas não se ativerem a questão do bom senso, nós vamos ter muito mais óbitos do que temos até agora”.

Segundo Marivaldo o que tem ocorrido também é um maior número de casos confirmados do que os curados. Falou também que em breve, a prefeitura iniciará uma intensa campanha de conscientização a fim de convocar a população para aderir mais intensamente as medidas de prevenção.

Na Ordem do dia

Em votação única foi aprovado o Decreto de autoria da mesa diretora que homologa o segundo termo aditivo ao contrato entre o município de Porto União e a Sanepar. Também foi aprovado o parecer favorável da Comissão de Transportes, Obras e Serviços Públicos referente a legislação do programa de horas máquinas.

Para assistir as sessões

Com o retorno do público nas reuniões, para assistir presencialmente, os interessados e a imprensa devem manifestar interesse de participação na sessão até às 16h30 das segundas-feiras, cadastrando seu nome na recepção da Câmara ou através do telefone (42) 3522-0514 com Carolina.

Deve-se utilizar máscara facial durante todo o período da sessão. Será feita a medicação de temperatura corporal na chegada ao recinto. Caso alguém apresente temperatura corporal igual ou superior a 37,8°C ou sintomas gripais como, por exemplo: tosse seca ou produtiva, dor no corpo, dor de garganta, congestão nasal, dor de cabeça ou falta de ar, não deve ser permitida sua participação na sessão, e será orientado a procurar o serviço de saúde.