Na sessão desta segunda, 10, uma pequena pausa para retirar projeto da pauta

Entre os destaques da noite, o cancelamento das linhas de transporte no interior

·
Atualizado há 3 anos

Com a execução do Hino Brasileiro teve início a 14º sessão ordinária da Câmara de Vereadores de União da Vitória. Todos os edis estavam presentes.

Já no início dos trabalhos, a apresentação das indicações da noite, oriundas do Legislativo. Um sobre melhorias na sinalização de trânsito na Rua Professora Amazília. Outra, sobre a implantação de uma campanha educativa para arrecadar embalagens plásticas (garrafas) e (copos) de plástico, para decoração natalina.

Outra pede, uma revitalização da área de lazer do Bairro Monte Castelo. E por fim, a instalação de uma faixa elevada próximo a uma das entradas da Uniuv, na Avenida Marechal Deodoro.

Tribuna

Na tribuna, Emanuelle Bueno, moradora, mãe e profissional de União da Vitória, em sua fala, comentou sobre a passagem do Dia das Mães, da emoção de ser mãe, de continuar trabalhando e driblando todos os desafios do dia a dia após a maternidade. Segundo ela, a sociedade já cobra tanto das mulheres que são mães, então que nenhuma se cobre tanto e que saibam que cada uma é a melhor mãe na maneira que vive.

Ainda durante a sessão, a participação do coral da Escola Adventista com interprete em Libras, com duas canções em homenagem as mamães.

Ordem do Dia

Votação única dos Projetos 17 e 18/2021. Os projetos concedem auxílio emergencial aos permissionários do serviço de transporte escolar público e privado, taxistas e aos trabalhadores da cultura devido a pandemia e seus impactos econômicos.

Porém, o 18º foi retirado da pauta, por conter auxilio para transporte PÚBLICO. Segundo o presidente da casa, o projeto foi retirado para ser analisado o que o público significa. Inclusive uma pausa de cinco minutos aconteceu, para saber se o projeto seria anulado ou seria excluído ou apenas alterado a nomenclatura. Com o retorno, os vereadores retiram o projeto da pauta, entretanto, já no início o projeto já havia sido retirado, enfim…

Requerimentos

Um deles pede informação de todas as ruas que estão no planejamento Municipal de União da Vitória para receber pavimentação asfáltica.

Outra, sugere a implementação revitalização do terminal de ônibus urbano central, com novo paisagismo e design visual moderno, tendo em vista o conforto e a segurança dos usuários, junto a construção de guichês para compras de passagens, instalações de ambientes com sala reservada para amamentação, espaço para praça de alimentação e banheiros bem estruturados incluindo trocadores de fralda para bebês.

E ainda, a implementação de iluminação pública, da Av. Paula Freitas, esquina com a Rua Francisco Caus, até o loteamento da Vila Rica, no bairro São Sebastião.

Moções

Um voto de profundo pesar pelo falecimento de Acir Rodrigues dos Santos, ocorrido no dia 07 de maio de 2021.

Um voto de profundo pesar pelo falecimento da Professora Caroline da Silveira Colissi Rheinheimer, do Colégio Adventista, que faleceu segunda-feira dia 3 de maio e seu esposo o Pastor Rodrigo Colissi Rheinheimer falecido no dia 5, quarta feira, ambos em consequências da Covid-19.

O vereador José Pedro Walck (PSD) falou sobre a nomeação de Alex Anastácio como diretor da 4º Ciretran de União da Vitória.

A vereador Thays Bieberbach (PT) comentou sobre a morte da mulher de 33 anos que foi mãe recentemente e que foi mais uma vítima da Covid no município. E falou também sobre a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis, a Coopertrage.

O vereador Ednilson de Godoy (PV) falou ao final da reunião sobre o cancelamentos das linhas do transporte no interior do município.