Na volta do recesso vereadores discutem criação de Diretoria para mulheres

·
Atualizado há 1 ano

 

Na última sessão ordinária da Câmara de Vereadores de União da Vitória, realizadanesta segunda-feira, 4, diversos assuntos de interesse da comunidade foram debatidos, com destaque para melhorias urbanas, ações sociais e projetos de lei voltados à saúde e inclusão.

Entre as indicações, a maioria foi destinada à área urbana.

O vereador Anderson Cardoso solicitou melhorias no CEMEI Zila Fernandes Luiz, enquanto Waldir Cortellini pediu intervenções na entrada do bairro Rio Vermelho e na rotatória que dá acesso à Ponte José Richa, para reduzir congestionamentos.

Já a vereadora Thays Bieberbach (PT) cobrou o cumprimento da Lei 4939/2021, que prevê a distribuição de materiais de construção para famílias de baixa renda. O vereador Marcio Fernando Utzig (PSD) sugeriu ações de combate aos frequentes furtos de fios de cobre em propriedades do interior do município.

Na tribuna, Pastora Josi utilizou seu tempo para abordar temas sociais, como o Agosto Laranja, mês de conscientização e prevenção de deficiências, e a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, reforçando a necessidade de cuidados preventivos, identificação precoce e inclusão.

Já Marcio Utzig destacou demandas atendidas pelo governo estadual na área de educação, especialmente no bairro São Gabriel.

Projetos aprovados

Quatro projetos de lei foram aprovados em primeira discussão:

De autoria do Legislativo:

  • Projeto nº 19/2025: Institui o “Dia da Estação Ferroviária de União da Vitória”, a ser comemorado anualmente em 15 de novembro.

  • Projeto nº 22/2025: Determina a aplicação do instrumento M-Chat para rastreamento precoce de sinais de autismo (TEA) nas unidades de saúde do município.

De autoria do Executivo:

  • Projeto nº 13/2025: Reduz a jornada semanal de trabalho para assistentes sociais.

  • Projeto nº 20/2025: Cria a Diretoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres.

Requerimentos

Os vereadores também aprovaram requerimentos para drenagem pluvial e correção estrutural no bairro Limeira. Cordovan Neto solicitou informações sobre a paralisação da obra da Escola Hilda Melo, Thays Bieberbach pediu que a Copel seja notificada sobre as constantes quedas de energia no bairro Muzzolon, e Marcio Utzig sugeriu que professores municipais possam realizar parte da hora-atividade em casa.

Moções

Foram aprovadas moções de pesar pelo falecimento de Marcela Maria Pimpão Lell, aos 32 anos, e do advogado Hélio Bueno Camargo, aos 86 anos. Também foram entregues moções de aplausos aos atletas Flávia Brito, Paula dos Santos e Eduardo dos Santos pelo desempenho no Campeonato Brasileiro de Downhill, e à jovem Isabella Ruby, campeã paranaense de Rédeas em sua categoria.

Durante a palavra livre, os vereadores reforçaram pautas importantes para a comunidade, destacando o compromisso com a inclusão, segurança, educação e valorização do esporte local. A sessão foi encerrada com agradecimentos do presidente Anderson Cardoso, que exaltou a presença de entidades e representantes de pessoas com deficiência, prestigiando o mês de conscientização.

Fique sempre atualizado

Entre no nosso grupo do WhatsApp e siga nosso perfil no Instagram para não perder nenhuma notícia!