OPINIÃO: Nem todos pensam igual

Vereadores participaram de série de entrevistas na CBN Vale do Iguaçu

·
Atualizado há 3 anos

A CBN Vale do Iguaçu realizou o Especial Vereadores entre os dias 25 de janeiro e 8 de fevereiro. Participaram da série de entrevistas os representantes do legislativo de União da Vitória e Porto União na gestão 2021-2024.

Na ocasião, comentaram sobre a sondagem feita pelo O Comércio em janeiro, onde os vereadores deram algumas notas (de zero a dez) às autoridades políticas. O espaço foi aberto para todos os vereadores com a intenção também de apresentarem suas propostas para nova gestão. Em razão da pandemia, as entrevistas aconteceram por telefone, porém nem todos aproveitaram a oportunidade.


ANDERSON LUIS CARDOSO (PROS)

“Queremos mudar essa visão de que o vereador não faz nada”

Anderson Luis

Comerciante, Anderson assume pela primeira vez o cargo de vereador. No decorrer da entrevista, sobre o cenário político, explicou que só não deu a nota dez porque acredita que ninguém é perfeito. Disse ainda que o presidente vem fazendo o melhor pelo País, mesmo embora tenha sido alvos de críticas e de ataques. Anderson acredita que Bolsonaro teve inúmeras contribuições para o Brasil, com mais de 200 feitos e que, segundo ele estão expostos na internet, como por exemplo a anticorrupção. Admite que a pandemia tem travado muitas ações, não apenas do governo federal, mas estadual e municipal. O ministério em destaque, segundo Anderson, é a saúde. Para União da Vitória, o vereador em comum acordo com os demais colegas da Casa de Leis aposta em uma aproximação com a comunidade através do gabinete itinerante. Disse que quer mudar a visão de que o vereador não faz nada.

 


ANDRÉ HENIK (SD)

“Sou um vereador bairrista”

andré henik urna

Aos 23 anos, o mais novo entre os eleitos da Câmara de Vereadores, comentou que não defende uma bandeira, que trabalha em prol da população e com o que acontece no seu entorno. Sobre o Governo Federal justificou que Jair Bolsonaro teve escolhas erradas no passado, mas que segundo ele, estão sendo ajustadas agora, como foi o caso da pandemia. Sobre a política local, citou que União da Vitória evoluiu muito nos últimos quatro anos e, que o prefeito anterior esteve sempre presente nos bairros, que segundo André, estavam esquecidos. “Sou um vereador bairrista; não defendo bandeira e trabalho pelo povo”.


CELSO CARLOS ROCHA (MDB)

“Presidente tem uma parte boa e outra ruim”

Celso Carlos Rocha

Aos 72 anos, Celso é o vereador mais experiente da Casa de Leis. Sobre a atuação do Governo Federal, disse que Bolsonaro é uma pessoa muito sofrível com o ser humano e mediana como governante; disse que ele tem um lado bom e um lado ruim. Segundo ele, o presidente ajudou na questão da previdência social e, em muitas situações agiu com coerência e não deixou a política tomar conta. Na opinião de Celso, o melhor Ministério hoje é o da economia.  Já enquanto legislador em União da Vitória, Celso pretende se dedicar as ações da previdência social e acompanhar as demandas dos bairros, em especial do São Bernardo, Navegantes, São Joaquim e Ponte Nova. Disse que quer dar a ‘cara’ nas comunidades e fazer coisas reais.


CORDOVAN FREDERICO DE MELO NETO (PP)

“Pluralidade de opiniões é importante”

cordovan neto

Aos 38 anos, o professor de Ensino Médio e presidente da Câmara de Vereadores, avaliou positivamente o trabalho que vem sendo realizado por Jair Bolsonaro. Para ele, o presidente conseguiu dar um choque de gestão e de moral no País, partindo em defesa da família, dos bons costumes e da moral, que para Cordovan, estavam esquecidos na sociedade. O vereador citou que a secretaria da saúde merece destaque, por tudo o que vem desempenhando em razão da pandemia. Aproveitou para acrescentar que a atual formação da câmara de União da Vitória mistura a experiência com os novatos na política e que a pluralidade de opiniões é importante e abrange mais demandas da população. Enquanto vereador pretende implantar o gabinete itinerante, para aproximar a população da câmara; vereadores mirins para ser levado para dentro das escolas e a implantação do contra turno escolar com atividades esportivas e culturais.


EDNILSON DE GODOY (PV)

“Nenhum político consegue acertar 100%”

edinilson de godoy urna

O Servidor Público Municipal assume pela primeira vez o cargo de vereador. É líder comunitário há 11 anos no bairro São Gabriel e coordenador do Programa Paralímpico. Segundo ele, suas principais causas enquanto legislador serão a acessibilidade, a inclusão social e a pessoa com deficiência. Já em andamento citou o projeto em parceria com a Secretaria de Cultura sobre a inclusão através da dança. Ednilson acrescentou que o meio político tem muitas deficiências e por isso nenhum político consegue acertar 100%. Admitiu que em um mês junto a Câmara de Vereadores já comprovou que os pedidos são inúmeros que as dificuldades políticas existem. No âmbito nacional, acredita que esse desafio seja muito maior, pela gama de pessoas envolvidas (senadores, governadores e outros). O presidente veio com uma proposta de renovação, mas infelizmente veio a questão da pandemia e que atrapalhou muito o planejado.


JOSÉ PEDRO WALK (PSD)

“Empresários não aguentam mais pagar impostos”

ZÉ PEDRO (2)

É contador há mais de 43 anos e, entre as ações na comunidade, citou sua participação na diretoria da Paróquia São Basílio Magno por 12 anos. Também foi membro da Federação dos Contabilistas do Paraná (Fecopar) e secretário de esportes em União da Vitória. Já foi vereador em União da Vitória no mandato 2001-2004. Entre suas prioridades, neste mandato, estão as melhorias no Estacionamento Rotativo (Estar) com a isenção do pagamento dos idosos e das pessoas com deficiência. O vereador disse que vem estudando as leis existentes e que pretende entrar com um projeto de lei. Sobre o cenário político nacional, acrescentou que não conhece Jair Bolsonaro pessoalmente, mas que pelo o que vem acompanhando, ele acabou com a corrupção, sendo que nestes últimos anos nenhum de seus secretários foi citado em escândalos políticos. José Pedro acredita que com a eleição das câmaras dos deputados e do senado, o executivo e o legislativo deverão trabalhar alinhados. A partir de agora, serão fundamentais ações em prol da Reforma Administrativa e da Reforma tributária; projetos fundamentais para passar pela câmara. Segundo Walk, os empresários não aguentam mais pagar impostos e citou que o Brasil tem as maiores cargas tributárias do mundo. Para ele, essa demanda deve acontecer imediatamente. Entre os principais ministérios, citou em destaque o da economia; que mesmo embora diante das adversidades vividas pela pandemia vem se recuperando.


JÚLIO ADILSON PIRES FILHO (PP)

“Estou muito bem assessorado pelo meu pai”

Pires Filho

O comerciante afirma que fará o melhor por União da Vitória seguindo os passos do pai, Júlio Adilson Pires, que já foi vereador de quatro mandatos e vice-presidente da Câmara de União da Vitória. Durante a entrevista, evidenciou o orgulho em ser assessorado pelo pai.  Sobre a atuação do presidente e do governo justificou que o atual gestor acabou com a roubalheira que existia há seis anos. Admite que Bolsonaro fala curto e grosso, mas que o trabalho, na sua opinião, está aparecendo.


THAYS BIEBERBACH (PT)

“Zero para Jair Bolsonaro”

Thays Bieberbach

A jovem professora de Ensino Médio, explica que nota é condizente com o início do seu mandato de Bolsonaro até os dias atuais. Para ela, a administração do Presidente é um desastre, em especial no que diz respeito ao enfretamento à pandemia; disse que o mandatário é negacionista e que o auxílio emergencial não veio dele, mas sim da Câmara dos Deputados. Como vereadora, Thays quer fazer a diferença em União da Vitória. Comentou que são quase dez anos atuando em movimentos sociais e que trabalha com as mulheres em situação de violência doméstica, também com ações sobre a saúde mental, patrimônio histórico e memória. Acredita que com a implantação de um gabinete itinerante, já a partir de março, será um importante elo entre os vereadores e a comunidade.


VALDECIR RATKO (DEM)

“Nota máxima ao presidente; pessoa autêntica”

valdecir ratko urna

Vai para o seu terceiro mandato de vereador. O eleito já foi coordenador e secretário de esportes em União da Vitória e também líder comunitário. Há mais de 20 anos dedica seus esforços à terceira idade, a qual é a sua principal bandeira de trabalho. Já esteve filiado ao PSC, e hoje está no partido Democratas. Valdecir avaliou o cenário político brasileiro como ótimo, e que segundo ele, Bolsonaro é transparente e sério na maneira como conduz o País. O vereador de União da Vitória acredita que Bolsonaro não se dobra a questões políticas, como cargos comissionados e mantém a sua palavra de antes e depois de ser eleito; sobre o que iria fazer e o que está fazendo em prol do povo. Segundo Ratko, é uma pessoa autêntica na política. Para ele, todos os ministérios merecem destaque, porque contam com pessoas de confiança de Bolsonaro.


WALDIR LUIZ CORTELLINI (PSB)

“Presidente não tem respeito com as pessoas”

WALDIR

O agricultor também participou da sondagem feita pelo O Comércio. Sobre a atuação do presidente preferiu não opinar e justificou que ele ainda tem um mandato para ser concluído e que é cedo para uma avaliação. Porém, disse que o presidente não tem respeito com as pessoas. Aproveitou para falar sobre os planos como vereador e que o objetivo de um edil é encaminhar requerimentos para o jurídico e executivo, e que ele já possui vários em andamento. Admite que a situação financeira do País é existente, mas que um vereador precisa correr e cobrar dos secretários e ver o que é possível e o que não é possível fazer.


PORTO UNIÃO

Alceu Jung (PSDB)

“Sou um fã do Presidente”

alceu jung urna

O comerciante foi o vereador mais votado neste pleito. Admitiu ser fã do Presidente e avalia o seu mandato de maneira positiva. Segundo Alceu, o único problema do líder da nação é que ele fala demais e que é atrapalhado pelos seus filhos no governo. Sobre seus planos nesta gestão, pretende usar da sua experiência para atuar principalmente na saúde, educação e agricultura. Disse que não significa que as outras áreas ficarão de fora, é somente questão de prioridade. Citou a necessidade de uma Casa de Leis como acessibilidade. O projeto já existe, mas precisa sair do papel e o mais rápido possível.

 


ALMIR BORINI (DEM)

“Serviço junto ao INSS está muito burocrático e lento”

almir olímpio borini urna

Almir já exerceu o cargo de vereador há duas legislaturas atrás. É administrador de empresas, foi agricultor até ingressar no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, onde trabalha atualmente. De acordo com ele, enquanto representante da Casa de Leis irá apoiar os projetos que dependem do aval da prefeitura; será um trabalho em harmonia. Disse que pretende apoiar a agricultura do município, que hoje representa o carro chefe da economia brasileira. Acrescentou que as pastas da saúde e da educação em 2020 foram as mais prejudicadas pela pandemia, e que não foi fácil para ninguém; será preciso a união de esforços para sua rápida recuperação. Já, sobre o cenário político brasileiro, disse que o serviço junto ao INSS está muito burocrático e lento; além disso existem várias reclamações dos trabalhadores rurais que encaminham as suas aposentadorias e que tem demorado, segundo Almir, mais de meio ano para receberem o seu benefício. Acrescentou que a equipe econômica do presidente é muito lenta.


Eliane Aparecida dos Santos (PSC)

“Presidente se expressa mal e gera polêmicas”

eliane aparecida dos santos urna

Aos 44 anos, Eliane assume pela primeira o cargo de vereadora. É formada em Enfermagem, com especialização em Gestão em Saúde e Estratégia em Saúde da Família. Durante o mandato, irá militar pela saúde de qualidade e pelas ações que preconizem a família. De acordo com ela, o presidente Jair Bolsonaro tem feito um bom trabalho, mas que se expressa mal e por isso gera polêmicas. Em tempos de pandemia, segundo ela, enfrentou inúmeras dificuldades junto ao Governo Federal, mas como contribuição o destaque vai para o auxílio emergencial. O principal ministério, de acordo com ela, é a Economia.

 


FERNANDO BARULHO (PSDB)

“Na política é difícil contentar todo mundo”

fernando-barulho 

Fernando é um militante na pasta do esporte. De acordo com ele, enquanto vereador, pretende juntamente com os demais colegas de bancada, apresentar já na próxima semana o “Fala População”, para estimular uma maior participação entre a comunidade, legislativo e o executivo. Além disso, pretende apoiar as ações para uma câmara mais acessível em Porto União, seja a construção de uma nova, ou projetos para a atual. Acredita que o Bolsonaro vem desempenhando um bom trabalho e, que ainda é cedo para traçar um diagnóstico sobre a sua atuação. Disse que na política é difícil contentar todo mundo, mas que o oito é uma nota de apoio ao presidente. Acredita que a principal contribuição do atual governo foi o combate da corrupção.


GILDO MASSELAI (PSDB)

“Sou paz e amor quando é necessário”

 gildomasselai

Atual presidente da Câmara, Gildo possui 30 anos de atuação na Epagri. Ingressou na política em 2008, sendo o segundo vereador mais votado; foi reeleito em 2012 e em 2016. Disse ser um político paz e amor quando é necessário, do contrário se considera autêntico. Disse que, juntamente com os demais colegas de bancada irão priorizar a acessibilidade. Comentou que o atual prédio da câmara é antigo e que não existia – na época – da sua fundação uma lei federal de acessibilidade. Citou que estão adquirindo um terreno e estruturando o projeto para que, ainda esse ano, comece a construção de uma nova Câmara. Gildo acredita que o presidente deveria ser mais firme em seus propósitos e convincente na sua forma de colocar as coisas para o Brasil.


NEILOR GRABOVSKI (MDB)

“Covid virou um embate político”

neilor-graboviski

Vereador de segundo mandato, Neilor já teve experiência como primeiro secretário e ocupou a presidência das comissões de Constituição e Justiça, Saúde e Educação. Para ele, Jair Bolsonaro não seria o seu presidente ideal, até porque, com preside o MDB local, votou no último pleito no Henrique Meirelles. Mesmo assim, Neilor acredita que Bolsonaro tem respondido as expectativas do povo. Na opinião o vereador, a Covid virou um embate político. Sobre o Governo Federal e atuação do presidente, disse que a equipe econômica tem acertado bastante. Para esse segundo mandato, Neilor pretende trabalhar em cima de cargos e salários específicos para os funcionários da saúde, que foi quem, segundo ele, sustentou a linha de frente até agora na pandemia do novo coronavírus.


LUIZ ALBERTO PASQUALIN (PSDB)

“Na tentativa de acertar, o presidente cometeu alguns erros”

2020-08-04-Luiz-Alberto-Pasqualin-

Segundo Luiz, o Brasil atravessa uma situação muito difícil por conta da pandemia. Acredita que, na tentativa de acertar a situação com que o Brasil se encontrava, é natural que o  presidente tenha cometido alguns erros. O vereador acredita que Bolsonaro fez e está tentando fazer o melhor pelo País, porque segundo Pasqualin, ele ganhou a eleição por seus próprios méritos com o apoio da população. O vereador de Porto União define o presidente como honesto e patriota. Entre as principais contribuições para o Brasil citou o novo Marco Legal do Saneamento Básico e a Reforma da Previdência. Disse que o ministério em destaque é o da Infraestrutura. Ainda, Luiz Alberto que chega ao seu oitavo mandato como vereador, pretende dar continuidade ao projeto sobre a construção de uma área industrial em Porto União, com intuito de geração de emprego e renda.


MIGUEL VON (PSD)

“Ponto positivo do Governo Federal foi o auxílio emergencial”

 

miguel-von

Miguel é o mais novo na Casa de Leis. Aos 31 anos, pretende focar o atendimento nos bairros da cidade, como é o caso do Vice-King. Comentou que no primeiro mês de trabalho já esteve reunido com os representantes da secretaria de saúde para detectar as principais dificuldades encontradas hoje nos postos de saúde. Também esteve reunido com a equipe administrativa da Associação de Pais e Amigos do Deficiente Auditivo e da Fala (Apadaf) para pleitear recursos à entidade. Miguel disse que em breve será construída uma área de lazer, campo sintético e academia ao ar livre no bairro Jardim Oliveira, no Vice King, conforme recurso estadual. Aproveitou para comentar sobre o cenário político nacional e acrescentou que um ponto positivo desse mandato foi o auxílio emergencial durante a pandemia. Enfatizou que o principal ministério hoje é o da Economia, chefiada pelo Paulo Guedes.


PAULO KOWALSKI (PSDB)

“Péssimo exemplo; presidente fala e não pensa nas consequências”

paulo-kovalski

De acordo com o vereador de quarto mandato, o presidente não está sendo bem avaliado politicamente. Acredita que seu mandato é fraco e que não consegue manter uma equipe boa para trabalhar. Disse que o presidente é um é um péssimo exemplo, porque fala e não pensa nas consequências, e segundo ele, isso atrapalha o desenvolvimento e a credibilidade do Brasil. Paulo, tem 65 anos e é comerciante. Segundo ele, enquanto vereador fará o papel fiscalizador do executivo, para melhor contribuir com o desenvolvimento de Porto União. Disse que o caminho para isso é a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) o qual ele novamente faz parte da diretoria, agora como presidente.


VANESSA WITIUK FERREIRA (PSD)

“Não vejo o Bolsonaro como um bom presidente”

wannessa-witiuk

Vanessa justificou que nas causas em que milita – animal e meio ambiente, não estão sendo bem exploradas por Bolsonaro. Acrescentou que, até agora tem admirado menos o presidente e, que gostaria que seu posicionamento mudasse no decorrer do mandato. Segundo a vereadora, fica muito mais fácil entender como funciona a máquina pública estando dentro dela. Nada é feito de um dia para o outro e, acrescentou que no serviço público tudo necessita de paciência. Enquanto legisladora, pretende dar seguimento à causa animal, com ênfase na castração.


TESTARAM POSITIVO PARA COVID

Dos 21 vereadores entrevistados, três deles foram contaminados pelo novo coronavírus.

PORTO UNIÃO

  • Luiz Alberto Pasqualin (PSDB) fez por acaso o teste e foi diagnosticado com a Covid-19. Assintomático, ele garante que se protegeu, mas que infelizmente contraiu o vírus. “Eu sempre tomei as preocupações e me cuidei ao máximo. Você não sabe onde está o vírus. Após ser diagnosticado, cumpri o isolamento social em casa e continuo me cuidando. Eu senti apenas dores de cabeça”, conta.

UNIÃO DA VITÓRIA

  • Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS) testou positivo para a Covid-19 em janeiro. Fez o teste em razão da esposa ter contraído a doença. “Eu creio muito em Deus, e se isso foi proposto para mim eu sabia que daria conta. No período de isolamento, participei das ações da Câmara de maneira remota. Minha esposa e eu não apresentamos sintomas graves, como a falta de ar. Estamos nos cuidando”, diz.
  • André Cristiano Henik (SD) foi diagnosticado com a Covid em agosto de 2020. Acredita que tenha contraído a doença no momento em que foi testar um carro que veio do Nordeste. “Acredito que o vírus estava no ar condicionado. O carro veio no caminhão cegonha. Eu apresentei falta de ar e diarreia. Fiquei em isolamento em casa”, relata. 

AVALIAÇÃO DO COMBATE A COVID-19

Na opinião dos vereadores de União da Vitória:

  • Governo Federal – regular /bom
  • Governo Estadual – bom
  • Governo Municipal – bom / ótimo

 Na opinião dos vereadores de Porto União:

  •  Governo Federal – regular /bom
  • Governo Estadual – regular /bom
  • Governo Municipal – bom / ótimo

 


Insatisfeitos com a gestão de Carlos Moisés

Os vereadores de Porto União afirmaram insatisfação com a gestão do Governador de Santa Catarina, Carlos Moisés (PSL). Nove vereadores que participaram da sondagem – de zero a dez – avaliaram o governo com notas abaixo de sete, bem como a atuação do governador. Em comum discurso entre os vereadores disseram que, até agora, o governador não visitou Porto União e também foi alvo de crise política no Estado. Lembraram a compra sem licitação de 200 respiradores artificiais pelo governo e que causou a queda de dois secretários de estado, a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Assembleia Legislativa e um pedido de impeachment do governador Carlos Moisés (PSL).

O vereador Miguel Von (PSD) não quis opinar.

Satisfeitos com a gestão de Ratinho Junior

Dez, dos onze vereadores entrevistados, atribuíram notas acima de sete para a atuação de Ratinho Junior e do Governado do Paraná. Os vereadores de União da Vitória disseram estar satisfeitos com a gestão, com a proximidade de Ratinho com os políticos e comunidade da cidade, bem como amparo com recursos financeiros.

Já a vereadora Thays Bieberbach (PT) disse que Ratinho Junior e as ações administrativas merecem nota quatro, onde justificou a falta de amparo aos professores e servidores públicos.


NÃO PARTICIPARAM

 UNIÃO DA VITÓRIA:

  • Alandra Roveda Grando (PL)
  • Emerson Lourenço Litwiski (PTC)
  • Sidnei Lorenzini (PSD)

 PORTO UNIÃO:

  • Walbert de Paula e Souza (PL)

AVALIAÇÃO DA ATUAÇÃO DO PREFEITO E ADMINISTRAÇÃO ANTERIOR

 Porto União

Dos que participaram, maioria dos vereadores aprovam o mandato anterior, bem como atuação de Eliseu Mibach. As notas ficaram acima de sete, com exceção de Miguel Von (PSD) que avaliou o político e o governo com nota seis.

União da Vitória

Também, maioria aprova a atuação e o governo de Santin Roveda, com notas acima de sete, com exceção dos vereadores Waldir Cortelini (DEM) com nota seis e Thays Bieberbach (PT) que avaliou o político com nota cinco.