Nova pesquisa aponta queda na aprovação de Bolsonaro após saída de Moro

O levantamento apresenta uma queda de 4 pontos se comparada a avaliação anterior

·
Atualizado há 4 anos

Presidente Jair Bolsonaro e o ex-ministro da Justiça, Sérgio Moro. (Foto: Sérgio Lima/PODER 360).
Presidente Jair Bolsonaro e o ex-ministro da Justiça, Sérgio Moro. (Foto: Sérgio Lima/PODER 360).

Foi divulgada nesta segunda-feira, 4, a pesquisa XP/Ipespe que apresenta uma queda na avaliação positiva do governo Jair Bolsonaro desde o pedido de demissão do ex-ministro da Justiça Sergio Moro. A avaliação caiu quatro pontos, de 31% para 27%.

A pesquisa realizou 1 mil entrevistas em todo o país entre os dias 28 e 30 de abril. A margem de erro é de 3.2 pontos percentuais.

avaliacao

A expectativa para o restante do mandato de Bolsonaro também apresentou variação, sendo a negativa de 38% para 46% e positiva de 35% para 30%.

perspectivamandato

A nota média atribuída a Bolsonaro também apresentou queda. Na pequisa divulgado em 24 de abril era de 5.1 passando para 4.7 no atual levantamento. Por outro lado, a nota atribuída a Sérgio Moro apresentou leve aumento desde sua saída do Governo, passando de 6,2 para 6,5.

personalidades

Com relação aos impactos da saída de Sérgio Moro do Ministério da Justiça, 67% dos entrevistados acreditam que terá impactos negativos para o Governo.

impacto-sergiomoro

Na perspectiva do novo Ministro, André Mendonça, 69% acreditam que sua atuação terá interferências de Bolsonaro. Já 19% acreditam em atuação independente.

novoministro

A perspectiva econômica do país também apresentou aumento de 47% para 52%. Já os que acreditam que a economia está no caminho certo caiu de 35% para 32%.

economia

A respeito de alternativas para a retomada econômica do país, 62% dos entrevistados acreditam que Bolsonaro precisa alterar o modelo da política econômica, injetando novos investimentos. Por outro lado, 29% pensam que devem ser mantidas as reformas com enxugamento de gastos públicos, buscando maior participação de empresas privadas.

recuperacao-economia

A atuação de Bolsonaro no enfrentamento ao coronavírus sofreu aumento na avaliação ruim/péssima, passou de 48% para 54%. Regular passou de 20% para 22% e ótima/boa teve queda de 30$ para 23%.

bolsonaro-coronavirus

Confira aqui a íntegra da pesquisa.