Pesquisa XP Ipespe aponta aumento na reprovação ao governo Bolsonaro

Foram realizadas 1 mil entrevistas com abrangência nacional, entre os dias 16 e 18 de maio

·
Atualizado há 4 anos

Presidente Jair Bolsonaro. (Foto: Sérgio Lima/Poder360).
Presidente Jair Bolsonaro. (Foto: Sérgio Lima/Poder360).

Aumentou a reprovação ao presidente da República, Jair Bolsonaro (Sem partido), segundo ultima rodada da pesquisa XP Ipespe finalizada na terça-feira, 19. 50% dos entrevistados avaliam como péssima a gestão de Bolsonaro.

Foram realizadas 1 mil entrevistas com abrangência nacional, entre os dias 16 e 18 de maio. A margem de erro é de 3,2.


Principais pontos do levantamento

Perguntados como avaliam o Governo de Jair Bolsonaro até o momento, 50% dos entrevistados responderam Ruim ou Péssimo. No levantamento anterior eram 49%.

Outros 25% responderam Ótimo e Bom, 23% Regular e 2% não quiseram ou não souberam opinar.

pesquisa-avaliacao-governo-2020 (1)

A expectativa para o restante do mandato de Bolsonaro, que vai até dezembro de 2022, também apresentou aumento na rejeição. 48% dos entrevistados responderam Ruim ou Péssimo. No levantamento anterior eram 46%.

27% responderam Ótimo ou Bom, 19% opinaram como Regular e 7% não quiseram ou não souberam opinar.

pesquisa-avaliacao-governo-2020 (2)

O pensamento a respeito da economia do país também apresentou aumento no pessimismo dos entrevistados. 57% acreditam que a economia está no Caminho Errado. Na pesquisa anterior eram 52%.

28% acreditam que a economia brasileira está no Caminho Certo e 16% não quiseram ou não souberam opinar.

pesquisa-avaliacao-governo-2020 (4)

Sobre o isolamento social recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no combate ao coronavírus (Covid-19) e criticado pelo presidente Jair Bolsonaro, 76% apoiam a medida.

14% dos entrevistados acham Exagerado, 7% acreditam que não é o melhor caminho para enfrentar a crise e 3% não quiseram ou não souberam opinar.

pesquisa-avaliacao-governo-2020 (5)

A saída do ex-Ministro da Saúde, Nelson Teich, que ficou menos de um mês no cargo, também foi avaliada de forma negativa pela maioria dos entrevistados.

Para 54% o impacto é negativo, para 31% a saída de Teich não terá impacto para o país, 6% acreditam que terá impacto positivo e 9% não quiseram ou não souberam opinar.

pesquisa-avaliacao-governo-2020 (6)

A atuação de Bolsonaro no enfrentamento ao coronavírus também apresentou elevação. 58% avaliaram como Ruim e Péssima, 21% apontam como Ótima e Boa e 19% definem como regular.

pesquisa-avaliacao-governo-2020 (7)

A íntegra da pesquisa pesquisa XP Ipespe você confere aqui.