PMDB é decisivo e Borini é o novo presidente do Legislativo de Porto União

Bancada do PMDB decide resgatar vereador do DEM do grupo de oposição e recuperar o comando da Câmara

·
Atualizado há 9 anos

vereadores-portouniao-eleição
Eleição transcorreu normalmente, apesar do clima tenso. (Foto: Divulgação/CMPU).

O vereador Almir Borini (DEM) foi eleito na manhã dessa segunda-feira, 15, presidente da Câmara de Vereadores de Porto União. Borini foi eleito com os votos do PMDB (três), e do seu partido (dois), o DEM, entre eles o próprio voto. O outro postulante, vereador Carlos Roderlei Pinto, levou três votos. Surpreendentemente, a vereadora Maria Aldair, do PP, que deveria votar para Carlos Roderlei Pinto, votou em si mesma.

Para a vice-presidência, os votos se definiram pela maioria do grupo de sustentação ao prefeito Anízio de Souza. O vereador Osmar Martins (PMDB) levou cinco votos contra quatro votos endereçados ao vereador Gildo Masselai (PP). Para a primeira secretaria foi eleito o vereador Christian Martins (PMDB), também com cinco votos, contra quatro votos da vereadora Maria Aldair (PP). Para a segunda secretaria o vereador Sandro Calikoski (PMDB) foi eleito com cinco votos contra quatro votos do vereador Paulo Kovalski.

Acusações e clima tenso

Não saiu de graça a eleição de Borini para a presidência da Câmara de Vereadores de Porto União.Para devolver o comando da Câmara ao grupo que apóia a atual administração, o ex-prefeito e atual presidente do PMDB, Renato Stasiak, entrou em campo e determinou que o partido votasse em Almir Borini. Para completar, o próprio DEM fez a lição de casa. Alceu Jung e o presidente eleito completaram os votos necessários. Durante a votação, Carlos Roderlei Pinto (PSD) chamou Borini de “traidor”, já que no final de 2013, Borini saiu de seu grupo para votar em Paulo Kovalski, tirando o comando do Poder Legislativo do grupo de apoio ao prefeito Anízio de Souza.

Carlos Roderlei Pinto, o Polaco do Bifão, disse que nesta eleição o presidente eleito traiu o seu grupo ao negociar sua eleição com o PMDB. O vereador, que também é sindicalista e tem experiência em negociações, se limitou a dizer que teve motivos para se candidatar e que não iria revelar o que o fez mudar de grupo novamente. Ele afirmou também que espera dificuldades com alguns vereadores mas quer fazer um grande trabalho como presidente. “Espero ser o melhor presidente de todos os tempos”, disparou. Borini também disse que vai fazer mudanças na estrutura de funcionamento e no quadro de comissionados do Poder Legislativo.

Comissões permanentes

Na mesma reunião foram definidas as Comissões Técnicas para 2015, previamente discutidas e definidas em reunião com a participação dos vereadores. As Comissões Técnicas ficaram compostas da seguinte maneira:

Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final:

Presidente: Osmar Alves Martins; Vice-Presidente: Christian Agenor Martins e Membro: Maria Aldair de Carvalho.

Comissão de Finanças, Orçamento e Patrimônio:

Presidente: Alceu Jung; Vice-Presidente: Sandro Luciano Calikoski e Membro: Osmar Alves Martins.

Comissão de Transportes, Obras e Serviços Públicos:

Presidente: Alceu Jung; Vice-Presidente: Sandro Luciano Calikoski e Membro: Carlos Roderlei Pinto.

Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Saúde e Promoção Social:

Presidente: Osmar Alves Martins; Vice-Presidente: Maria Aldair de Carvalho e Membro: Paulo Kovalski.

Comissão de Agricultura, Indústria, Comércio e Turismo:

Presidente: Sandro Luciano Calikoski; Vice-Presidente: Christian Agenor Martins e Membro: Gildo Luiz Masselai.

Comissão de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Meio Ambiente:

Presidente: Christian Agenor Martins; Vice-Presidente: Paulo Kovalski e Membro: Carlos Roderlei Pinto.