Porto União ocupa a posição 41 no estado em gestão fiscal

·
Atualizado há 5 meses

Porto União é o município do Planalto Norte catarinense mais bem posicionado no que diz respeito a gestão fiscal.  A pior índice de gestão fiscal entre os 10 municípios da região é de Canoinhas.

Os números foram divulgados pelo Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), divulgado no mês de outubro.

O índice de gestão fiscal é divulgado anualmente pela Federação de Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), sempre com dados do ano anterior, e considera a capacidade de gerir de um prefeito, focando em quatro pontos: autonomia, gastos com pessoal, investimentos e liquidez.

Porto União

A melhor gestão fiscal do Planalto Norte está em Porto União. Enquanto a maior fragilidade do Município está no gasto com pessoal (0,7904 em um índice que vai de 0 a 1), a administração alcança excelência em autonomia (capacidade de financiar a estrutura administrativa), liquidez (que trata do cumprimento das obrigações financeiras das prefeituras); e investimentos (capacidade de gerar bem-estar e competitividade). O Município está na posição 41 entre os 295 municípios catarinenses.

Na sequência está Mafra, que tem no setor de investimentos (0,5776) o seu calcanhar de Aquiles.

Canoinhas está atrás, ainda e pela ordem, de Monte Castelo, Papanduva, Itaiópolis, Major Vieira, Três Barras, Irineópolis e Bela Vista do Toldo.