
O prefeito de Paula Freitas, Paulo Henrique de Matos Almeida, avalia seus oitos anos a frente da administração de maneira positiva. De acordo com ele, neste período o município não estagnou, e sim evolui em termos de obras e geração de renda à comunidade. Até 31 de dezembro, segundo ele, a comunidade ainda acompanhará a conclusão das obras em andamento. O intuito é deixar a administração com projetos a contento ao sucesso Mauro Feliz dos Santos, que hoje é vice de Paulo.
Queda na arrecadação
O prefeito Paulo admite que apesar da queda na arrecadação dos municípios brasileiros, ocasionada pela redução do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI), em especial dos veículos, linha branca (eletrodomésticos) e a consequente redução no repasse de recursos aos municípios, tem provocado transtornos para os administradores públicos.
A prefeitura de Paula Freitas também tem sofrido com o assunto. Tal efeito vem ocasionando corte nas despesas. De acordo com Paulo, a administração está adequando as finanças do município para entregar a prefeitura com as contas em dia ao próximo prefeito, que assume em janeiro de 2013.
Paulo confirma que os cortes não vão prejudicar nenhuma obra em andamento, como é o caso da implantação de sistemas de água para o interior e a finalização da construção de uma creche.
Obras
O governador Beto Richa neste ano, acompanhado do deputado federal Sandro Alex, do deputado Estadual Alexandre Curi e do deputado Nelson Justus, estiveram em cinco municípios da região para entregar e anunciar obras e recursos. Em Paula Freitas foi anunciada a conclusão da obra da Escola Municipal Mauro de Oliveira Cavalin, recursos para a aquisição de calcário, pavimentação urbana e entrega de equipamentos rodoviários. O encontro com as autoridades aconteceu na Escola Municipal Mauro de Oliveira Cavalin. O governador também anunciou a disponibilização de verbas para a aquisição dos móveis escolares, a pedido do prefeito de Paula Freitas, Paulo Almeida.
Investimentos a olhos vistos
O prefeito Paulo afirma que pretende encerrar seu segundo mandato com o sentimento de dever cumprido. Um setor que merece atenção é o educacional. Foi construída uma nova creche no centro do município e serão ampliadas as creches nas localidades da Rondinha, podendo assim serem oferecidas mais vagas as crianças. Ainda, já que não há creches no interior, foram abertas uma turma para crianças de quatro anos na escola de Vargem Grande e na localidade do Jararaca.
A grande conquista neste setor é a construção da Escola Municipal Mauro de Oliveira Cavallin. A instituição atualmente funciona em um prédio pertencente ao estado. O investimento é de mais de 3 milhões de reais, sendo 2 milhões a fundo perdido do Governo do Estado e a contrapartida da prefeitura foi de um milhão.A inauguração do novo prédio aconteceu no primeiro semestre com a presença do Governador.
Outra área que obteve atenção da administração municipal foi a saúde. Foi ampliado o Posto de Saúde do Carazinho, assim como da localidade de Vargem Grande e Rondinha. Na área central foi construído o Centro de Saúde Materno Infantil.
Atualmente atendem no município cinco médicos e a intenção da administração é instalar um sistema que interligue todos os postos para que os médicos possam acessar o histórico do paciente em qualquer posto. Além disso, a prefeitura investe na continuidade do Programa de Saneamento Rural fazendo com que chegue água de qualidade em todas as comunidades do interior. Ainda, no setor habitacional foram entregues em março 24 casas populares. No setor de obras estão sendo adquiridos dois caminhões e uma pá carregadeira.
Disputa acirrada
Paula comemora o resultado das eleições deste ano. Ele admite estar contente que o amigo Mauro Feliz irá reassumir os trabalhos já iniciados no seu mandato. Mauro afirma que a eleição foi acirrada, sendo três candidatos na disputa. Mauro foi eleito com 2.053 votos, sendo 54,70% dos votos válidos. Em segundo lugar ficou Valdemar Capeleti (PSDB), com 1.700 votos, sendo 45,30% dos votos válidos e Almeri Adur (PSC) – cujos votos não aparecem na contabilização do portal Terra.
Interior do município
Mauro, em recente entrevista para FM Verde Vale, afirma que a sua administração estará pautada nos anseios dos moradores do interior do município. O trabalho será voltado para a recuperação das estradas e água de boa qualidade nas comunidades. “Uma água de boa qualidade reflete na saúde da população, sendo esta a grande prioridade do mandato”.
Médico
As moradoras de Paula Freitas reivindicam atendimento de um ginecologista para a área central. O pedido também está na pauta de trabalhos da administração.
Festa da Melancia
O prefeito eleito Mauro afirma que dará continuidade a tradicional Festa da Melancia que, segundo ele, ao lado da Festa da Uva de Bituruna somam para enaltecer o trabalho dos produtores rurais da região. “É uma forma de enaltecer a tradição do Sul do Paraná”.
Diplomação
A diplomação de Mauro está confirmada para o dia 3 de dezembro, às 20h, nas dependências do Centro Comunitário de Paula Freitas.