Presidente do TRE-PR se reúne com juízo eleitoral e comando militar da região

·
Atualizado há 2 anos

Foto: Eduardo Carpinski

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, acompanhado do doutor Valcir Mombach, diretor-geral, e do doutor Josmar Ambrus, secretário da presidência, se reuniu, na manhã da última sexta-feira, 06, com juízas e juízes eleitorais e chefes de cartório de União da Vitória, Palmas, São Mateus do Sul, Mallet e São João do Triunfo para tratar de temas ligados aos preparativos das Eleições 2022.

O evento, realizado no auditório do Centro Universitário Vale do Iguaçu (Uniguaçu), que na oportunidade assinou termo de adesão ao Uniamiga, Programa Universidade Amiga da Justiça Eleitoral, contou com a presença do doutor Luís Mauro Lindenmeyer Eche, juiz da 153ª Zona Eleitoral de União da Vitória e diretor do fórum eleitoral.

Combate à desinformação

Em seu discurso de abertura, o desembargador Coimbra de Moura destacou que o “dever maior da Justiça Eleitoral é levar a informação correta e combater a desinformação”, ressaltando pesquisa do Instituto Datafolha que constatou que 82% das brasileiras e brasileiros confiam na urna eletrônica. Por fim, garantiu “que nosso sistema de votação é seguro, rápido, eficiente e transparente”.

Foram apresentados quatro painéis: no primeiro deles, o coordenador de Serviços e Ambiente, Marcos Fábio Portela, e o chefe da Seção de Gestão de Urnas, Roney César de Oliveira, falaram sobre o processo eletrônico de votação e os dispositivos de segurança da urna eletrônica. Logo depois, o coordenador de Planejamento de Estratégia e Gestão, Diogo Sguissardi Margarida, falou de temas ligados às metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e da importância das audiências públicas.

Por fim, a servidora Melissa Diniz Medroni, da Coordenadoria de Comunicação Social, tratou do atendimento à imprensa e apresentou o Gralha Confere, importante ferramenta de combate à desinformação, bem como a Cartilha Cidadã e o projeto Universidade Amiga da Justiça Eleitoral, sendo seguida pelo coordenador de Segurança e Transporte, Flávio Henrique Marçal Rodrigues, que abordou as ações institucionais ligadas à área de segurança e inteligência.

Estudantes

Cerca de 40 estudantes saíram de São Mateus do Sul especialmente para participar do evento, a convite da chefe do cartório eleitoral daquele município, Ana Claudia Neumann Cabral. A turma manifestou bastante interesse no TikTok do TRE-PR. As alunas e alunos do Colégio São Mateus estavam acompanhados da diretora Telma Pelegrini Staniszewski e dos professores Fábio Marcelo Andrade Silva e Vilmar Ferreira Franco.

A participação foi um complemento ao projeto da 12ª Zona Eleitoral de incentivar o primeiro título dos estudantes da região. Cerca de 700 jovens foram até o cartório de São Mateus do Sul para se alistar antes do fechamento do cadastro eleitoral.

O evento serviu também como complemento ao Projeto Parlamento Jovem, de iniciativa da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR) em parceria com as Câmaras Municipais. Estiveram presentes o subtenente Vilmar José Macheli e a professora Marcia Terezinha Naconiecni, representantes do Colégio Estadual Cívico-Militar Bernardina Schleder, de União da Vitória; e o presidente da Câmara Municipal de União da Vitória, vereador Cordovan Frederico de Melo Neto.

 Fotografia de um homem em um púlpito durante apresentação para militares.

Comando Militar

No período da tarde, a comitiva do TRE-PR se reuniu com policiais militares do 27º Batalhão da Polícia Militar de União da Vitória, onde foi recebida por seu respondente, o major Sérgio do Prado Nabozny. O encontro teve como objetivo subsidiar os integrantes da Corporação com informações importantes sobre a segurança do processo de votação, a confiabilidade da urna eletrônica e sua inviolabilidade, além da abordagem sobre ações e projetos da Justiça Eleitoral paranaense, como o Gralha Confere.