Professores protestam em frente ao Poder Legislativo de Porto União

Sindicato e professores querem revogação da Lei 4559/18. Vereadores conseguiram abrir um canal para dialogar

·
Atualizado há 5 anos

PROTESTO (3)Professores da Rede Municipal de Ensino de Porto União –SC, promoveram uma manifestação na Praça Hercílio Luz por volta de 18h desta terça-feira, 30.

Apoiados pelo Sindicato do Magistério Municipal de União da Vitória e região, professores manifestantes pediram a revogação da Lei nº 4559/2018, por entenderem que a Lei fere alguns direitos da classe.

Como toda a terça-feira, a noite é reservada para a reunião ordinária da Câmara de Vereadores.

Os professores dirigiram palavras de ordem aos vereadores, que teriam aprovado a Lei, sem consultar a categoria. Antes do início da reunião, suspenderam o protesto e silenciosamente se dirigiram para o plenário da Câmara.

Na abertura dos trabalhos, o presidente da mesa diretora, Christian Martins (MDB-SC), abriu a palavra para o vereador mais experiente da casa, Luiz Alberto Pasqualin (PP-SC), que foi o “Porta Voz” dos legisladores.

PROTESTO (6)Diante do plenário tomado, Pasqualin pediu até a próxima segunda-feira, 05, para que a Câmara possa discutir uma saída razoável para o impasse.

Vamos colocar o prefeito, o sindicato e uma comissão de vereadores para avaliar as conseqüências da Lei 4559, e rever os pontos necessários para que uma solução boa para todos os lados seja construída”, disse.

O presidente do Sindicato, Marcio Utzig e os manifestantes aceitaram os termos propostos pelo vereador Luiz Alberto Pasqualin, que admitiu que faltou diálogo entre os vereadores e a classe dos professores.

Após o acerto entre as partes a reunião seguiu normalmente, com ordem e com o movimento pacífico dos professores.

Pasqualin disse que vai ligar para o prefeito Eliseu Mibach e pedir uma reunião de urgência para tratar do assunto. “Nós não queremos que a classe sofra com a perda de direitos e conquistas. Vamos rever a questão”, garantiu.