Reunião entre Administrações das Cidades Irmãs define uso da Maria Fumaça

·
Atualizado há 11 anos

IMG_9963Encontro articulado entre secretários de turismo e Administrações Municipais das Cidades Irmãs, na tarde da última sexta-feira, 2, serviu para definir estratégias que viabilizem o retorno dos passeios na Locomotiva 310, a famosa Maria Fumaça.

O vice-prefeito de União da Vitória, Jair Brugnago, ressaltou o trabalho da Administração do prefeito Pedro Ivo Ilkiv em articular junto ao Deputado Federal Angelo Vanhoni a Emenda Parlamentar visando restaurar a Locomotiva e os trilhos, e utilizar o principal equipamento turístico dos municípios.

A prefeitura de União da Vitória tem sinalizada esta Emenda que objetiva o turismo em União da Vitória e Porto União para o próximo ano.

De antemão, o Secretário de Indústria, Comércio e Turismo do município, Antonio Oscar Nhoatto, antecipou que a Locomotiva precisa de uma reforma significativa antes de voltar a circular. Será feito um laudo para avaliar a real situação da máquina e acredita-se que os custos de manutenção podem chegar em R$ 150 mil.

Nhoatto lembrou ainda que o Codetur é uma entidade que responde pela Locomotiva e dispõe de recurso para uso na Maria Fumaça, ou estrutura, da ordem R$ 50 mil.

Porto União tem os trilhos que recentemente receberam um recurso de melhoria, mas na situação atual impede a circulação do trem.

IMG_0198De acordo com o secretário de Cultura e Turismo de Porto União, José Carlos Gonçalves, preliminarmente sabe-se que serão necessários aproximadamente dois mil dormentes para reformar a Linha Férrea e permitir a passagem do trem de turismo.

Jair orientou ainda, uma avaliação do trecho que pretende-se utilizar e as reformas necessárias nas estruturas, utilizando os recursos da emenda e do Codetur. “Uma equipe dos dois municípios fará essa análise e, posteriormente, será elaborado o projeto que permita o uso desses investimentos”, disse o Vice.