A segunda sessão do ano contou com a fala de vários vereadores

A sessão terminou 20h45

·
Atualizado há 3 anos

Aconteceu na noite desta segunda-feira, 15, a segunda Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de União da Vitória do ano de 2021. Pontualmente, a sessão começou as 19h, com a execução do Hino Nacional.

Na sequencia, o 1º secretário Valdecir Ratko (DEM) fez a leitura das correspondências – uma delas sobre a ausência do vereador Julio Adilson Pires (PP) justificada por questões de saúde.

Matérias do Legislativo

Foi apresentado o projeto de Lei Ordinária nº 2/2021 de autoria do Vereador Valdecir José Ratko (DEM), no qual estabelece que as igrejas e templos religiosos de qualquer culto e comunidades missionarias sejam consideradas como atividades essências neste período de pandemia.

Tribuna livre

Salete Tonon, presidente da APP Sindicato utilizou a tribuna para falar sobre o sistema hibrido de ensino e sobre a greve dos professores do Estado do Paraná, prevista para acontecer no próximo dia 18.

Segundo Tonon, a categoria não luta apenas por salario e sim pela educação de qualidade. Ainda afirmou que o sindicato é contrario ao retorno das aulas presenciais. Também a categoria pede que a vacinação contra a Covid -19 seja aplicada nos educadores antes do retorno das aulas.

Segundo ela, as regras para o retorno são impraticáveis. As escolas particulares se adequaram as novas normas, ao contrário das públicas, sendo o principal motivo alegado pelos professores contrários ao retorno neste momento.

Ela ainda questionou o destino dos recursos destinados a educação.

A vereadora Thais Bieberbach (PT) questionou a sindicante se alguma reunião com o Núcleo Regional de Educação de União da Vitória,  havia acontecido. Segundo, Tonon uma reunião esta marcada para esta terça-feira, 16.

O vereador Emerson Lourenço Litwinski (PTC) falou a pandemia esta sendo politizada e perguntou se existe algum exemplo de outros países que conseguiu encontrar uma forma de retornar as aulas diante da pandemia. Em resposta, a professora citou Israel.

Waldir Luiz Cortellini (PSB) utilizou a tribuna para justificar os requerimentos apresentados. Um deles pede um estudo de viabilização de obras (asfaltamento) na rua João Augusto Barbosa, bairro São Bráz e obras complementares.

Também que seja efetuado estudo de viabilização de obras para colocação de tubos de captação de águas pluviais e atenção ao trecho onde é realizado o descarte de água pela Sanepar, na Avenida Paula Freitas, próximo ao numeral 2635.

Emerson Lourenço Litwinski (PTC) em sua fala na tribuna disse que os vereadores precisam legislar e não atuarem como secretários de obras ou planejamento, como estaria parecendo.

Segundo ele, são muitos os pedidos de lombadas, asfalto e outros pedidos ligados a este setor. Na oportunidade, o vereador falou sobre um oficio de sua autoria encaminhado a prefeitura pedido que funcionários façam esse trabalho, para otimizar as demandas. Segundo ele, estaria acontecendo desvio de função.

Matéria da Ordem do Dia

Foi realizada a votação favorável do Projeto de Lei º 3/2021 que altera o número, composição e atribuições de cargos comissionados alterando as leis de 2008.

Também votação favorável ao Projeto de Lei nº 1/2021 sobre a nomeação da Rua Maria Lúcia Golanowski onde se localiza a Rua Projeta nº 20, desde a Rua Dagni Caezar da Costa até a Rua Silvestre Cieslak.

Requerimentos

Nº 11/2021 do Vereador André Cristiano Henik (SDD), pedido um estudo de viabilização de implantação de iluminação pública, adequação ou troca de lâmpadas na ciclovia de São Cristóvão, com início na Rua Francisco Caus no bairro São Sebastião até a rotatória da Avenida Paula Freitas que dá acesso à Rua Maria Waldraf e Avenida José Pioli. O requerimento foi aprovado.

Nº 12/2021 dos Vereadores Sidnei Lorensini (PSD) e Waldir Luiz Cortellini (PSB), um estudo sobre a possibilidade da execução de “repavimentação” da via de acesso à colônia Rio Vermelho (início) até a localidade da Serra da Esperança (término) na área rural deste município, as obras consistem em adequação (aumento) da via de rodagem, com área de acostamento, sinalização viária e redutores de velocidade (lombadas).

Nº 13/2021 dos Vereadores Ednilson de Godoy (PV) e Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS), seja efetuado um estudo de 6 viabilização de obras para implantação de uma área de lazer (parque, praça e equipamentos para lazer) no Conjunto Habitacional Frei Pedrinho, localizado no Bairro São Gabriel, nesta cidade.

Nº 14/2021 do Vereador Cordovan Frederico de Melo Neto (PP), buscando informações se  há planejamento e/ou estudo técnico para o oferecimento de contra turno escolar, caso não existam, sejam possibilitados estudos de implantação. A experiência de contra turno consiste na oferta de atividades após as aulas regulares, com intenção de desenvolver novas habilidades nos estudantes ou melhorar o que já é ofertado pelo ensino municipal, nestas atividades podem se incluir novas práticas para os alunos estimulando os estudantes a aprenderem por exemplo, culinária, música, dança, aperfeiçoar idiomas, pintura e esportes.

O vereador comentou sobre a importância dessas atividades para os alunos de União da Vitória.

Nº 15/2021 dos Vereadores Valdecir José Ratko (DEM), Ednilson de Godoy (PV) Emerson Lourenço Litwinski (PTC), que seja efetuado doação de imóvel (terreno) para implantação da sede da Associação Autismo Sem Barreiras, na cidade.

Thays Bierbach falou sobre a participação dos professores na reunião da noite. Falou sobre a educação em sala de aula utilizando frases do escritor Paulo Freire.

Emerson Lourenço falou mais uma vez sobre os ofícios enviados ao executivo. Um deles questionava sobre uma usina de asfalto feita na gestão do ex prefeito Pedro Ivo. Segundo ele até agora nenhuma resposta.

O vereador André Cristiano Henik (SDD) falou que os vereadores também podem solicitar ações e também legislar. Segundo ele, a população procura os vereadores para obter ajuda. O vereador ainda comentou sobre o Castra Móvel que deve entrar em ação em março deste ano.

A vereadora Alandra Roveda comentou sobre o projeto de Lei que trata sobre o castra móvel e falou sobre como deve funcionar os trabalhos em conjunto com a Uniguaçu. Segundo ela, já existem mais de três mil castrações licitadas.

Waldir Cortelini questionou o vereador Emerson sobre a usina de asfalto. Segundo ele, ficou duvidosa a compra de uma usina, segundo ele apenas foi comprado equipamentos e uma licitação de um britador para baratear o processo. Lourenço respondeu que comentou sobre a compra de equipamentos para a formação de uma usina. Segundo ele, quando ele se referiu a usina falou sobre os equipamentos.

Coretelini ainda comentou sobre uma conversa recente com o prefeito sobre a compra de um britador móvel, e ainda falou que a parte dos vereadores estão sendo feita, que é fiscalizar.

Alandra comentou que quando assumiu em seu primeiro mandato o britador já não existia mais. Segundo Cortelini, houve na época uma licitação de uma empresa que realizava o trabalho. O contrato venceu e não foi renovado.

Valdecir Ratko falou ainda sobre o castra móvel e parabenizou os protetores independentes e falou sobre um trabalho de conscientização com a população. “Se isso não for feito, não existirá castra móvel que de conta do serviço”.

E ainda falou sobre a Associação do Autismo Sem Barreiras sobre a construção da sede própria e da importância da causa.

Ednilson Godoy (PV) também comentou sobre a Associação Autismo Sem Barreiras falou sobre o trabalho feito até agora e enalteceu os membros do grupo.

O vereador José Pedro Walck (PSD) pediu a palavra, porém, o presidente da Casa de Leis finalizou a sessão. Sem seguir o protocolo Cordovan não deixou a palavra livre.

 Mas ninguém pode salvar a si mesmo, nem pagar a Deus o preço da sua vida, pois não há dinheiro que pague a vida de alguém. Por mais dinheiro que uma pessoa tenha. Sl 49:7,8