Sessão contou com a participação do Deputado Valdir Rossoni

Rossoni falou a convide da presidência da casa sobre a importância da representatividade na Câmara Federal

·
Atualizado há 3 anos

A sessão desta segunda-feira, 24, contou com a presença do Deputado Federal Valdir Rossoni.

Mudanças nas acomodações dos vereadores também aconteceu, para um distanciamento maior, alguns edis ocuparam lugares na plateia. Devido as medidas sanitárias contra a Covid 19 o público não pode acompanhar. Somente através das transmissões on line.

Matérias Executivo

Apresentação do Projeto de Lei nº 20/2021 que declara de utilidade pública a Associação União Adventure.

Indicações

– Inclusão da Rua Joaquim Didek – bairro Panorama e Ruas das Azaleias e das Hortências no Bairro Cristo Rei, no Programa de Pavimentação Asfáltica.

– Estudo sobre recape asfáltico no trecho da BR-153 entre os trevos de Porto Vitória/PR (Bairro São Gabriel) e trevo com a BR-476 (Bairro Ouro Verde).

– Revitalização da praça e área de lazer do Bairro São Joaquim na rua Industrial Francisco Fernandes Luiz.

– Habilitação do município de União da Vitória para o Programa Casa Fácil do Governo do Estado.

– Campanha para fornecer computadores, tablets e celulares às crianças para aulas on-line. Que seja feito através de recurso estadual ou federal, ou ainda através de Campanha de arrecadação.

Na tribuna o Deputado Federal Valdir Rossoni (PSDB) participou e falou sobre os anseios dos vereadores pedindo soluções para a BR 476. Segundo ele é importante a representação federal para a região. Citando o que já aconteceu há anos atrás, quando Airton Roveda respondia pelo mesmo cargo.

Segundo Rossoni uma conversa com o Ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes Freitas  garantiu um projeto de restruturação da BR 476. Mas que nada deve ser feita em um prazo de um ano e meio. Segundo ele, existe a possibilidade de uma operação tapa buracos em locais críticos.

Ainda comentou sobre recursos para os municípios da pasta da saúde. Além disso, Rossoni garantiu recurso para a compra de um trator para o município de União da Vitória. “Muitos levaram votos de União da Vitória e nunca mais voltaram”, lembra Rossoni sobre o resultado das últimas eleições.

Valdir Rossoni era o primeiro suplente da coligação, e foi convocado em função da morte de José Carlos Schiavinato (PP), vítima da Covid.

Ao final da fala, Rossoni respondeu algumas perguntas dos vereadores.

Ordem do Dia

Na ordem do dia, pareceres favoráveis das comissões e dispensando a redação final para o projeto nº 19/2021 oriundo do executivo que trata sobre autorização para adquirir imóvel diretamente por desapropriação judicial ou amigável.

O projeto foi votado em 1ª discussão. Aprovado por todos os vereadores.

Primeira discussão e votação do Projeto de Lei Ordinária nº 21/2021, que dispõe e aprimora as definições do Sistema de Controle Interno do Município de União da Vitória.

Requerimentos

  • Inclusão da Rua Judith Góes de Lima – bairro São Sebastião, no Programa de Pavimentação Asfáltica.
  • Instalação de luminárias em postes da Rua Antônio Paulo Perizzolo, no Jardim Angélica – Bairro São Gabriel.
  • Estudo da possibilidade de ser elaborados estudos para a construção de um portal turístico construído na comunidade do Rio Vermelho.
  • Reparos necessários, na iluminação do Estádio Municipal Antiocho Pereira.
  • Criação de um plano municipal de atendimento aos pacientes de pós-covid19, juntamente com a possibilidade de serem contratados médicos especialistas nas áreas de cardiologia, neurologia e vascular para atendimentos.
  • Estudo para implementação e revitalização do Parque Ambiental.
  • Possibilidade de realizar obra no Parque Amélio Roveda, no Bairro São Cristóvão, para que seja construída uma praça em memorial a mulher.
  • Possibilidade de aplicação de redução em 50% das tarifas e multas do estacionamento rotativo (Estar) em União da Vitória, durante a pandemia.

Moções

Um voto de profundo pesar à família De Lima, pelo falecimento do Senhor Dorival Ubirajara de Lima, aos 68 anos de idade.

Voto de profundo pesar à família Schuersovski, pelo falecimento do Senhor Albino Schuersovski, aos 63 anos de idade que faleceu na madrugada desta segunda-feira, 24, devido a complicações em razão da Covid-19. Albino foi vereador pelo MDB (Movimento Democrático Brasileiro) entre 2017-2020, eleito na oportunidade com 724 votos.

Voto de profundo pesar à família Lech, pelo falecimento do Senhor Silvio Israel Lech, aos 56 anos e da Senhora. Adirce Lech, aos 76 anos de idade, (filho e mãe) em decorrência de complicações pelo Covid-19.