Sessão da Câmara homenageia as mulheres

Na pauta, projeto de Lei que trata sobre a participação do município no consórcio público para a compra de vacinas

·
Atualizado há 3 anos

Como forma de homenagear as mulheres a 5º sessão ordinária da Câmara de Vereadores de União da Vitória desta segunda-feira, 8, no Dia Internacional da Mulher foi presidida pela vereadora e vice presidente da casa Alandra Roveda.

Matéria do Executivo

Na pauta o projeto que aborda a autorização de um convênio com a APMI – Associação de Proteção a Maternidade e Infância de União da Vitória.

Também uma proposta da administração sobre o convenio firmado com a Frente Nacional dos Prefeitos para a compra de vacinas contra a Covid-19; medicamentos, insumos e equipamentos na área da saúde fazem parte do projeto.

Matérias do Legislativo

Iindicação a vereadora Alandra Roveda solicitou a normatização de regras por parte da Secretária de saúde para que o comércio funcione, e que todos trabalhem de forma segura.

Tribuna Livre

Na tribuna livre, a enfermeira coordenadora da UPA de União da Vitória, Diulie Graziela Felipe Cavassim, profissional que está na linha de frente da Covid-19, falou a respeito do trabalho desenvolvido até o momento no município.

Destacou ainda, que 80% da equipe de enfermagem é composta por mulheres, enaltecendo o trabalho delas neste dia. Também comentou sobre a preocupação de todas as mulheres que estão na linha de frente.

“Tenham força e coragem mulheres, tenham fé, nada vai durar para sempre”.

Durante a reunião, uma homenagem com musicas, com interpretação dos cantores Osni, Luis Henrique e Leila. A canção escolhida foi Carta Branca; Tá Chorando Por quê?; Aquela Rosa; 

Depois, a enfermeira Diulie Graziela Felipe Cavassim, a vereadora Alandra Roveda e Thays Bieberbach receberam um mini jardim.

O vereador Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS) usou a tribuna, destacou a participação das mulheres no mundo, e falou sobre as cobranças feitas por parte dos vereadores ao executivo.

A vereadora Thays Bieberbach, também usou a tribuna e falou sobre o dia 8 de março. No discurso, a formação do Coletivo Mais que Amélias e a instalação da Delegacia da Mulher há cinco anos. Enfatizou a importância das mulheres se organizarem em prol de seus ideais.

Segundo ela, deste o início da pandemia, foram espedidas 535 medidas protetivas em União da Vitória.

O vereador Ednilson de Godoy (PV), utilizou a tribuna falando sobre o pedido feito a secretaria de saúde,  6º regional de Saúde e Governo do Estado, sobre a prioridade de vacinação para os deficientes físicos. Todos os setores confirmaram que é necessário seguir o protocolo federal.

Cordovan Frederico de Melo Neto (PP), também usou a tribuna e falou sobre os repassasses para a pandemia, citou os números de momento e falou sobre ataques que estão sendo feitos através das redes sociais. Citou ainda, adiantar o valor devolvido da Câmara se fosse necessário.

Ordem do Dia

Votação em regime de urgência do Projeto de lei Ordinária de n.º9/2021 e votação do Regime de Urgência do Projeto de lei Ordinária de n.º10/2021.

Durante a noite foi aprovado com ressalvas o projeto que institui o Fundo Municipal de Habitação. Os vereadores José Pedro Walck (PSD) e Emerson Lourenço (PTC) fizeram as ressalvas e Walck solicitou que o executivo encaminhe a proposta para a próxima licitação para contemplação do mesmo.

Requerimentos

Entre os requerimentos, um sobre o encaminhamento de oficio ao Governo Estadual, Presidente da Assembleia Legislativa e Comando da Policia Militar sobre a situação dos agentes de segurança. Segundo os vereadores estão vivendo em um dos piores momentos da história em relação ao efetivo, salário e pressão social.

Os vereadores também pediram transparência nas informações e nos recursos enviados ao município durante a pandemia do coronavirus. Segundo informações, no ano passado União da Vitória recebeu aproximadamente R$ 13 milhões  para a saúde.

Requerimento à pedidos da Associação dos Moradores do bairro São Bernardo sobre o retorno do atendimento do comércio.

Pedindo a instalação de novos leitos hospitalares para atender a demanda.

Moção 

Foi aprovado ainda, uma moção de aplausos a todas as mulheres pela passagem do dia.

Júlio Adilson Pires Filho (PP) não compareceu na sessão por problemas de saúde.

Sessão extraordinária

A sessão extraordinária aconteceu para apreciação dos dois projetos do poder executivo. Foi votado com dispensa do parecer final, em regime de urgência e redação única, o projeto que firma convenio do município com a APMI.

O projeto que trata sobre o consorcio público para aquisição de vacinas também seguiu o mesmo trâmite.