Subsídio ao transporte público é tema de votação na Câmara de União da Vitória

·
Atualizado há 3 anos

Em seguida a Sessão Ordinária desta semana, aconteceu a Reunião Extraordinária, onde foram votados dois Projetos de autoria do Executivo, sendo um deles de motivo de polêmica.

Foto: da assessoria

O Projeto Nº 31/2021 dispõe sobre a concessão de subsídios ao sistema de transporte público coletivo urbano em União da Vitória em face da perda de usuários decorrente da pandemia de Covid-19, autorizando o poder executivo a efetivá-lo e dá outras providências. O Projeto deu entrada na Casa de Leis há aproximados 30 dias, foi tema de algumas reuniões entre os Vereadores internamente e ainda junto à própria Equipe da TCI e do Executivo, a fim de sanar todas as dúvidas e chegar à uma conclusão.

Tanto a empresa quanto a prefeitura e os vereadores relataram não querer onerar ainda o usuário. A preocupação da  é proteger a população de União da Vitória à fim de não deixá-la sem o serviço básico do transporte. Sendo assim, o Presidente da Mesa convocou os envolvidos para duas reuniões, e a decisão final na Sessão na votação em primeira discussão foi favorável para o fornecimento do subsídio. “Deixamos claro que não temos alternativa e o que precisamos é manter o serviço à população, caso contrário a Empresa fecha e a população fica sem o transporte”, comentou a Vice-Presidente da Mesa, Alandra Roveda.

Na discussão os votos contrários reclamaram alguns documentos, que conforme o primeiro Secretário Valdecir Ratko (DEM) sugeriu, buscá-los antes da segunda votação. O Vereador José Pedro Walck (PSD) o qual é contador, foi em busca de diversos materiais para análise, e defendeu que a população necessita do serviço. O Projeto foi aprovado com votos contrários da Vereadora Thays Bieberbach (PT), Celso Rocha (MDB) e Emerson Lourenço Litwinski (PTC) e seguirá para segunda votação, provavelmente na próxima semana.

O Projeto Nº 43/2021 foi aprovado em votação única por unanimidade da Equipe, autorizando o Município de União da Vitória a firmar Convênio de Cooperação Técnica com o Município de Porto União no asfaltamento de Ruas que fazem divisa com os dois Municípios, são elas Ruas Alceu Smaniotto, Balduino Bohrer e União da Vitória.

Anexo entrevista dos Vereadores Valdecir Ratko, José Pedro e fala da Vice Presidente da Mesa Alandra Roveda, durante a Sessão Extraordinária.

Alandra Roveda:

Valdecir Ratko:

José Pedro: