TRE-PR faz campanha para ampliar o número de mesários voluntários nas eleições

·
Atualizado há 4 anos

Eleições

O Paraná tem 8 milhões de eleitores e destes 110 mil vão participar das eleições 2020 também como mesários. No Brasil, cerca de 60% dos mesários são voluntários, mas aqui no estado este índice é bem mais baixo: 40%. A assessora de comunicação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) Melissa Medroni, conta quais as outras vantagens para quem se voluntaria para trabalhar nas eleições.

Segundo a assessora, a ideia de incentivar mais pessoas a se voluntariar é para que o serviço prestado durante as eleições seja ainda melhor, que a população tenha o atendimento que merece, com qualidade e rapidez. Melissa Medroni explicou que os mesários voluntários, além de receberem vantagens, também ajudam a tirar essa responsabilidade de outras pessoas para quem ela poderia ser uma carga.

Para se candidatar, o voluntário tem duas formas: na sua zona eleitoral ou no site: tre-pr.jus.br. Repetindo tre-pr.jus.br.

Os candidatos convocados devem cumprir além do trabalho no dia das eleições de primeiro e segundo turno um treinamento que também dá direito a horas complementares ou dias de folga.

Quem tem mais de 18 anos e está com título em situação regular pode se voluntariar. A restrição é para candidatos e seus parentes, membros de diretórios de partidos políticos, agentes policiais, funcionários da Justiça Eleitoral e com cargos de confiança no Poder Executivo.