O governo Federal anunciou ontem investimentos na ordem de R$ 7,3 bilhões para a construção ou ampliação de 270 aeroportos regionais em todo o país. Além da concessão para a iniciativa privada de mais dois aeroportos em capitais, Rio de Janeiro (aeroporto Galeão) e Belo Horizonte (aeroporto de Confins). Na região Sul, 43 cidades serão contempladas. Destas, 15 são no Paraná.
O montante faz parte do Programa de Investimentos em Logística do Governo que já contemplou rodovias, ferrovias e portos. E agora contempla o setor aéreo.
O anúncio oficial do Programa aconteceu no Palácio do Planalto com a presença da presidente Dilma Rousseff e da ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann. O Governo ainda garante um incentivo de isenção de tarifas para o transporte aéreo nas cidades do interior.
No Paraná, o valor aplicado é de R$ 345 milhões, contemplando Ponta Grossa, Cascavel, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá, Paranaguá, Campo Mourão, Francisco Beltrão, Guarapuava, Toledo, Umuarama, União da Vitória, Bandeirantes, Telêmaco Borba e Pato Branco.
Os novos aeroportos paranaenses vão receber investimentos para aumentar ou adequar as suas pistas, construir novas, ampliar ou reformar as estações para passageiros, balizamento, sinalização e veículos de bombeiros apropriados.
União da Vitória
A notícia foi recebida com bons olhos pelo prefeito que assume a cidade sede da região, Pedro Ivo Ilkiv. Para ele, nossa região é estratégica e necessita de um aeroporto regional. “Somos a cidade pólo, estamos localizados estrategicamente na região sul do Paraná e norte catarinense”.
Ilkiv destaca que recentemente em negociações com uma grande empresa tiveram dificuldade para efetivar a vinda dela por falta de uma linha aérea. “Eu e o prefeito Juco proporcionamos vários incentivos para a instalação da empresa em nosso município, mas o que está pesando é a falta de uma linha aérea”.
Já em janeiro, o novo prefeito garantiu esforços redobrados em Brasília para que o projeto realmente se concretize. “Se for preciso, o município até pode pagar um número de passagens aéreas diárias para viabilizar a linha. Mas acredito que isso não aconteça, várias pessoas da região se deslocam diariamente para Curitiba e São Paulo”.
Além disso, uma conversa também vai acontecer com o município vizinho Porto União. Segundo o novo prefeito, o município já tem um espaço adequado para a construção de um aeroporto. Mas se isso não acontecer, ele garante esforços para ampliação do aeroporto já existente. “Também vamos conversar com a população que mora próximo ao aeroporto, precisamos entender que com a ampliação o desenvolvimento e novos empregos vão chegar a União da Vitória”, finaliza.
Depois das readequações esses aeroportos passarão a integrar a rede que receberá a aviação regular.