Vereadores discutem instalação de crematório

Esperado pela comunidade, pronunciamento sobre episódio do banho no chafariz não aconteceu

·
Atualizado há 4 anos

(Foto: Ana Cabral).
(Foto: Ana Cabral).

Com a presença de todos os vereadores, devidamente alinhado em seus lugares, a quarta Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Porto União, realizada na noite de segunda-feira, 2, teve a instalação de um crematório em Porto União e o desenvolvimento econômico local como os principais assuntos.

Mas, embora com um assunto atual em pauta, a expectativa da maioria do público que acompanhou a reunião, segundo o que apurou a reportagem, era a de que alguns dos vereadores – como representantes do povo – comentassem oficialmente sobre o vídeo que circula nas redes sociais, onde mulheres, dentro da fonte da Praça do Contestado, vestidas de trajes íntimos ou de banho, participam do que parece ser uma festa ou algo do gênero.

O vídeo viralizou e muitos comentários dos internautas cobravam uma posição dos vereadores a respeito da atitude das mulheres. No entanto, nenhuma manifestação foi feita.

portouniao-sessao-camara-0203 (1)A fala mais longa na tribuna no grande expediente foi do vereador Christian Martins (MDB). Durante o tempo regimental de 15 minutos, ele pautou seu discurso para comentar a possibilidade de instalação de um crematório em Porto União. O parlamentar relatou que há alguns meses, ao lado do empresário Mohamed Abbas, visitou crematórios em outros municípios e que o projeto do modelo existente em Caçador, por exemplo, se adapta à região.

“O empresário Mohamed Abbas após realizar estudos resolveu investir nessa área. A área já foi adquirida e agora tramitará um processo público de licenciamento pois o Instituto do Meio Ambiente (IMA) é rigoroso na questão de licenciamentos”, falou.

Martins informou ainda que em breve os moradores poderão opinar a respeito do assunto por meio de uma Audiência Pública. “Eu já adianto que sou a favor do crematório, principalmente pelas questões ambientais e também por enfrentarmos em nossa região problemas sérios Problemas sérios ambientais onde dificilmente o IMA licencia novas áreas para instalação ou expansão de cemitérios. O crematório é a modernidade dentro de nossa cidade”.

Novas viaturas Polícia Militar

Em resposta – via ofício – ao questionamento do não recebimento de novas viaturas da Policia Militar para Porto União, visto que recentemente foram entregues pelo Governo do Estado 132 viaturas para outros municípios, o comandante da Policia Militar de Santa Catarina, Carlos Alberto de Araújo Gomes justificou que o governo apenas entregou as viaturas para a Polícia e que os veículos foram adquiridos pelos municípios. “Essa é a nova política”, se limitou a dizer, indignado, o presidente do Legislativo Sandro Luciano Caliskoski (MDB).

Vale lembrar que o pedido de novas viaturas para a PM de Porto União é uma antiga reinvindicação dos vereadores. Atualmente a PM local – que também atende os municípios de Matos Costa e Calmon – te uma frota de apenas quatro viaturas que com frequência apresentam defeitos, conforme já foi pautado em sessões anteriores.

CREMAÇÃO

O procedimento é considerado correto e 100% ecológico que, além de trazer vantagens para a natureza, não agride o meio ambiente.A o contrário: dos enterros tradicionais que possuem poluentes ambientais, a cremação é um procedimento prático, que evita problemas de higiene sanitária.Uma pesquisa realizada pelo sindicato dos cemitérios, constatou que o aumento da procura pela cremação dobrou nos últimos cinco anos.

Existem países, como o Japão, onde praticamente toda a população é adepta à prática. Os motivos são diversos, entre eles, as questões ecológicas e também em relação ao espaço urbano, já que a cremação não exige que haja um espaço físico para o sepultamento de corpos. Devido à sua praticidade e diversos benefícios, a cremação não é mais vista como tabu e tem sido uma prática adotada por diversas famílias, estando em constante crescimento em todo Brasil.