Vereadores falam sobre doação de valores para a área da saúde

Assunto que já foi motivo de polemica em publicações na rede social, foi abordado de maneira rápida em mais uma sessão virtual

·
Atualizado há 4 anos

(Foto: Assessoria da Câmara de PU).
(Foto: Assessoria da Câmara de PU).

Novamente de maneira remota, foi realizada a sétima reunião ordinária da Câmara de Vereadores de Porto União. O encontro virtual, aconteceu no início da tarde desta segunda-feira, 6, com os vereadores reunidos de suas casas ou escritórios. Por causa de um raio, a reunião iniciou com pouco mais de cinco minutos de atraso. A sessão online contou com a presença de todos os 11 vereadores.

Com uma pauta enxuta, sob o comando do presidente Sandro Luciano Calikoski (MDB), ganhou atenção o Projeto do Legislativo Municipal sob a  Resolução nº 01/2020, de autoria da mesa diretora que “institui na Câmara o sistema de Deliberação Virtual Remota online, medida excepcional destinada a viabilizar o funcionamento do Plenário durante a emergência de saúde pública relacionada a pandemia do novo Coronavírus”

Após a votação e aprovação de todos os projetos em pauta, o presidente informou que durante as sessões remotas – por causa da questão do tempo – não seria aberta a palavra para o uso do pequeno e nem no grande expediente. No entanto, após a finalização dos assuntos, cada parlamear, por ordem de chamada do presidente, teve o direito de se manifestar rapidamente.

A primeira a falar foi a vereadora Salime Farah (PSDB). De forma direta ela  que normalmente nas sessões do Plenário não possui o hábito de grandes discursos, solicitou à Calikoski que fosse avaliada juridicamente a possibilidade dos vereadores doarem os salários de abril e maio para o  setor da saúde, para  auxilio no combate a Covid-19. De imediato, o presidente, que se encontrava no plenário do Legislativo, consultou o jurídico que o informou da impossibilidade de fazer esse tipo de ação.

“O que pode ser feito vereadora Salime, é a senhora, ao receber o seu pagamento da Câmara, retirar esse valor da conta e fazer a doação”, sugeriu.

Calikoski informou a todos os vereadores que na semana passada já havia sido feita uma reunião com alguns dos vereadores para que eles criassem uma maneira de contribuir de alguma forma com o combate ao novo coronavírus no município. A solução encontrada na reunião foi a que cada vereador faria a doação de um valor, não estipulado, para a compra e doação de álcool gel e máscaras protetoras para o Hospital São Braz.