Vereadores se reúnem de maneira remota

As sessões prosseguem de forma remota até o fim do decreto nº 6.983/21

·
Atualizado há 3 anos

(Foto: Reprodução).
(Foto: Reprodução).

Aconteceu na noite desta segunda-feira, 1º, a 4º sessão ordinária da Câmara de Vereadores de União da Vitória.

A sessão foi presidida pela vice-presidente da casa, Alandra Roveda Grando (PL), e contou ainda com a presença física na câmara do vereador e secretário Valdecir José Ratko (DEM).

Os demais acompanharam o andamento da reunião de forma remota.

O presidente Cordovan Frederico de Melo Neto (PP), justificou sua falta na presidência devido a afastamento médico – ele está em isolamento com suspeita de coronavirus.

Representes da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e Secretária de Saúde de União da Vitória foram convidados a participar da sessão, porém, nenhum representante compareceu.

Os vereadores em sua maioria demonstram apoio ao movimento feito por comerciantes do Vale do Iguaçu – contrários ao lockdown proposto pelo governo estadual, através do Decreto nº 6.983/21.

Durante a reunião, o vereador Emerson Lourenço Litwinski (PTC), atacou a administração de União da Vitória e falou sobre um decisão liminar divulgada no fim da tarde, que suspende a fiscalização municipal.

A vereadora Thays Bieberbach (PT), falou logo em seguida alertando que segue em vigor o decreto estadual que estabelece o funcionamento apenas de atividades consideradas essências até a próxima segunda-feira, 8.

As indicações apresentadas durante a sessão dizem respeito a melhorias em alguns bairros do município. Uma delas, sugere a implantação do letreiro EU AMO UNIÃO DA VITÓRIA, em algum ponto turístico da cidade, indicação da vereadora Alandra Roveda Grando (PL).

Ainda foi aprovada uma portaria que estabelece sessões remotas enquanto perdurar o Decreto Estadual de enfrentamento a Covid-19.

Ordem do Dia

Foi aprovado em 2º turno o Projeto de Lei que estabelece que igrejas, templos religiosos de qualquer culto e comunidades missionárias são de atividade essencial no município.

Por fim, o vereador Cordovan Neto voltou a se manifestar sobre lockdown, e acompanhado na posição pelo vereador Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS), manifestou ser favorável a abertura do comércio local.

A sessão terminou perto das 20h.