O que os Vereadores de União da Vitória disseram na primeira sessão de 2021

Primeira sessão ordinária da Câmara foi realizada ontem, 08.

·
Atualizado há 3 anos

Aconteceu na noite desta segunda-feira, 8, com início às 19 horas, a primeira Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de União da Vitória do ano de 2021, conduzida pela nova mesa diretora, presidida pelo vereador Cordovan Frederico de Melo Neto (PP), e  formada também pela vice-presidente Alandra Roveda (PL), 1º secretário Valdecir Ratko (DEM) e 2º secretário Ednilson Godoy (PV).

A reunião ordinária teve duração de uma hora e meia e foi marcada por agradecimentos em razão do resultado das eleições em novembro passado. A Câmara de União da Vitória teve renovação de 82%; dos 13 vereadores que formam a atual legislatura, oito foram eleitos pela primeira vez.

O que foi discutido

Os prefeitos que integram a Associação dos Municípios dos Sul do Paraná (Amsulpar) pediram parceria do legislativo e executivo, bem como apresentaram os trabalhos que serão realizados pela Instituição e os projetos a serem executados em 2021. Na ocasião, durante a sessão, foi votado projeto de lei que autoriza o pagamento de anuidades e contribuição financeira do poder executivo à entidade.

Os legisladores discutiram sobre a minuta enviada pelo executivo que fala sobre a diminuição dos cargos comissionados com intuito de gerar economia aos cofres públicos e também sobre o desconto de 60% do IPTU referente aos impostos prediais e territoriais, já que a população vem passando por um período difícil devido a Covid-19.

Palavra livre

cordovan neto urna Cordovan Frederico de Melo Neto (PP)

O presidente da Câmara afirmou que todas as ações que envolverem a presença de público serão discutidas junto à Secretária de Saúde e conforme autorização seguindo o protocolo de segurança do novo coronavírus.


emerson fx urna Emerson Lourenço Litwiski (PTC)

O vereador fez uma ressalva sobre o projeto protocolado pelo prefeito Bachir que pede a redução de cargos comissionados. Ele criticou a indicação da fotógrafa Francielle Misturini para a direção da pasta da Cultura.


anderson luis cardoso urna  Anderson Luis Cardoso (PROS)

O vereador agradeceu a secretaria de obras pelo trabalho realizado nas imediações do Trevo do Tereska, em União da Vitória. O trecho, segundo ele, estava tomado por buracos. Também falou sobre a pasta da saúde, oportunidade em que ele e Emerson pediram que os atendimentos sejam mais humanizados na cidade. “É preciso que as pessoas amem o que fazem e que façam o serviço com mais amor ao próximo”.


valdecir ratko urna Valdecir José Ratko (DEM)

O vereador pediu para que a Secretaria de Saúde estude a possibilidade de implantar o atendimento 24 horas no recém inaugurado Posto de Saúde do Distrito de São Cristóvão; disse que o espaço está bem equipado, e certamente poderia contar com uma estrutura funcional (médico, enfermeiro, atendente, ambulância) diuturnamente.


thays bieberbach urna Thays Bieberbach (PT)

A vereadora agradeceu o reforço na iluminação pública e vigilância nos cruzamentos da Rua Teixeira Soares com a Rua Primeira de Maio, da Rua Almirante Barroso com a Primeiro de Maio e também na Praça João de Lima. Sugere que ainda se façam mais vigilância no local, conforme demanda da prefeitura, pelo fato de uma denúncia de estupro no dia 26 de janeiro, por volta das 20h40, na Praça João de Lima. As ruas se encontravam sem iluminação pública adequada.


andré henik urna André Henik (SD)

O vereador pediu ao executivo para que se faça um recape na Ponte de Ferro. Segundo ele, após a inauguração da Ponte José Richa, a que fica ao lado é muito utilizada por ciclistas e pedestres e, quando chove há acúmulo de água no local. Também solicitou a realização da construção de acessos a ciclovia ao longo da Avenida Paula Freitas e Rua Abilon de Souza Naves para ciclistas, pedestres e pessoas com necessidades especiais. Além disso, Henik e Ratko pediram a elaboração de projeto parte do executivo na busca de uma solução para o Cemitério localizado no Distrito de São Cristóvão, o qual não possui mais espaço físico para utilização.


edinilson de godoy urna Ednilson de Godoy (PV)

O vereador pediu um estudo de viabilidade para construção de uma ciclovia na Autovia João Paulo Reolon, desde o trecho do trevo da Marechal Deodoro até o trevo de acesso a BR 153.  Ainda, Godoy e Melo Neto pediram estudos no sentido de implantar em União da Vitória o Bolsa Atleta e Auxílio Atleta. Citaram que os projetos já acontecem em Paranaguá (PR), Itajaí (SC) e Jaraguá do Sul (SC).


alandra roveda urna Alandra Roveda Grando (PL)

A vereadora apresentou uma moção pedindo votos de aplausos à Rede Feminina de Combate ao Câncer, aos médicos Charles Ronald Van Santen e Carlos Augusto Sacomori Ferreira, bem como aos radiologistas e equipes do Hospital São Camilo, APMI e equipes da Clínica Radiodiagnóstica Domit, pelo zelo com a comunidade na realização de mamografias. Disse isso pela passagem do Dia Nacional da Mamografia, lembrado em 4 de fevereiro.

Governo estabelece parceria

Das correspondências recebidas, o Governador Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior e o Chefe da Casa Civil, Guto Silva, parabenizaram aos vereadores pela conquista que obtiveram na eleição, “onde foram eleitos democraticamente para o mandato 2021/2024, bem como, colocando desde já este Governo a disposição de todos”. Citaram ainda que “nossas equipes, por meio da Casa Civil, estarão a postos para que os projetos de interesse coletivo que necessitem de suporte do Governo do Estado para trazer soluções e desenvolvimento ao seu município sejam levados adiante e resultem em vitórias, que marquem suas trajetórias como parlamentares”.

Com transmissão em tempo real à comunidade (cmuva.pr.gov.br), a reunião foi presencial apenas para os vereadores, líderes comunitários e imprensa, conforme orientação sanitária da secretária de saúde. A próxima sessão ordinária da Câmara acontece segunda-feira, 15, às 19 horas. Não haverá recesso em razão do feriado de Carnaval.