VOCÊ SABIA?: Gabinete de deputado comandou disparo de notícias falsas

·
Atualizado há 4 anos

Um computador localizado no gabinete do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente da república e mais votado da história, foi apontado como o responsável por publicar mensagens apócrifas contra adversários de seu grupo político e difundir mensagens favoráveis ao presidente Jair Bolsonaro por meio da página “Bolsofeios”.

A informação foi divulgada nesta quarta-feira (4) pelo portal UOL, com base em dados do Facebook à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) das Fake News no Congresso Nacional.

A página teria sido registrada também a partir de um telefone utilizado pelo secretário parlamentar do deputado, Eduardo Guimarães. O email do registro da conta da página é “eduardo.gabinetesp@gmail.com”— endereço utilizado pela assessoria do filho do presidente para a compra de passagens e reserva de hotéis, por meio da cota parlamentar, como mostra a prestação de contas disponível no site da Câmara dos Deputados.

As informações foram enviadas pela rede social, a partir de um pedido de quebra de sigilo referente a contas no Instagram feito pela comissão. O documento, obtido pela reportagem do UOL, mostra que a conta foi feita no IP de um computador localizado dentro na Câmara.

A investigação começou após as denúncias feitas pela deputada Joice Hasselmann (PSL-SP), jornalista que teve passagens por diversos veículos de comunicação no Paraná, antes de iniciar sua jornada política-eleitoral.

Em depoimento no ano passado à CPMI, Joice já havia dito que a página “Bolsofeios” pertencia ao assessor Eduardo Guimarães. Na ocasião ela também apresentou um grupo secreto que organizava um cronograma de ataques a pessoas consideradas inimigas da família Bolsonaro.

Entre as mensagens estão críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF), o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), membros do Congresso Nacional, jornalistas e veículos de comunicação tidos como “inimigos”.