Sábado, 24, tem missa em lingua alemã

·
Atualizado há 2 meses

No próximo sábado, 24, às 15h, a Catedral Sagrado Coração de Jesus, de União da Vitória, sede mais uma vez a missa em língua alemã, celebrada por um grupo de fiéis em União da Vitória e cidades vizinhas, há seis anos, e que vem valorizando a cultura e a religiosidade herdada de pais, avós e de outros imigrantes que se instalaram no sul do Paraná.

As missas que acontecem há cada dois meses, são presididas pelo padre Mário Fernando Glaab, que atua na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em União da Vitória, e que é natural da cidade de Porto Vitória, cidade há 15 Km de União da Vitória, e com forte presença da cultura germânica.

Padre Mário explica que a ideia da missa é recuperar as tradições da religiosidade da cultura alemã. A celebração teve início na igreja do Bairro São Pedro, em Porto União, depois, devido a um grupo de cantos em língua alemã, que havia em União da Vitória, a missa passou a ser celebrada na igreja Catedral.

“Tivemos essa ideia de recuperar as tradições da religiosidade da cultura alemã. O grupo de cantos daqui se dispôs a preparar a liturgia e nós então iniciamos no início do ano de 2018. Cada vez mais as pessoas estão participando e valorizando esta nossa inciativa”, explica padre Mário.

A Liturgia e os cantos conta com a animação do Grupo de Cantos Alemão Freunde der Zwillingsstädte” (Amigos das Cidades Gêmeas).