Imbuia com mais de 500 anos foi derrubada para virar de cerca

A imbuia segundo os professores era alta com um prédio de dez andares, larga a ponto de só poder ser abraçada por seis pessoas juntas

Uma árvore histórica, que também pode ser considerada símbolo de Santa Catarina, foi derrubada para virar cerca em Vargem Bonita, no meio oeste do estado. O crime aconteceu em fevereiro de 2018, ganhou repercussão esta semana com centenas de compartilhamentos com um agravante, a idade média da imbuia foi apontada por especialistas: A árvore tem, ou tinha, pelo menos 535 anos.

De acordo com informações da BBC, a idade foi estimada pelo professor Marcelo Scipioni, especialista em árvores gigantes da UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina, e outros dois pesquisadores a partir da análise dos anéis de crescimento da árvore.

Como a umidade e outras variáveis interferem no tamanho desses anéis, pesquisadores agora buscam outras imbuias para determinar com mais exatidão o tempo de vida.

A imbuia segundo os professores era alta com um prédio de dez andares, larga a ponto de só poder ser abraçada por seis pessoas juntas e mais antiga que a chegada do navegador Pedro Álvares Cabral ao Brasil.

As Imbuias

Com nome científico Ocotea porosa, a árvore pode ser encontrada em florestas de araucária no Paraná, Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. A espécie tem folhas de até 10cm, casca grossa, tronco tortuoso e copa arredondada, além de estar ameaçada de extinção.

O uso em cercas ocorre porque a madeira é bastante resistente a intempéries, e pode resistir no solo por nove anos, em média. Os agentes chegaram ao local do desmate após uma denúncia, mas não encontraram pessoas ou equipamentos ali. Nenhum suspeito foi identificado até agora.

O policial militar ambiental Teylor Comunello, que participou do trabalho de remoção da árvore contou que nunca tinha visto uma tão grande assim. Agora, a Imbuia mas do que quingentésima está exposta na sede da Polícia Ambiental para fins educativos.

 

0 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta