Primeira equipe de bombeiros de SC deixa Petrópolis após sete dias de operação

Corporação de Porto União esteve lá com o binômio formado pelo Cabo Canever e o cão Léia

·
Atualizado há 2 anos

Após sete dias de trabalho e 15 vítimas do desastre ambiental em Petrópolis encontradas, a primeira equipe do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina realizou o último dia de missão neste sábado, 26. Com o retorno dos militares, uma nova equipe catarinense é enviada à cidade.

“Não foram momentos fáceis, foram dias de muito trabalho, em meio a escombros, lama e fora da zona de conforto de qualquer militar empenhado, mas nossos cinotécnicos fizeram o melhor possível dentro daquilo que era esperado”, disseram os profissionais em nota.

Além dos 15 corpos, foram encontrados vários resquícios de pessoas em meio aos escombros. Peritos do Rio de Janeiro trabalham na análise do DNA para descobrir à quem os órgãos pertencem.

Cabo Canever e cão Léia, eles são de Porto União

Uma das grandes duplas que atuou ao longo deste semana em Petrópolis no Rio de Janeiro é do Corpo de Bombeiros de Porto União. O binômio é formado pelo Cabo Canever e o cão Léia.

Durante os trabalhos desta semana a dupla encontrou dois corpos que estavam sobre os escombros. 

Quem vê a sintonia entre os dois, tem a certeza que não é de hoje que tudo isso começou. A tarefa exige dedicação para o bombeiro que escolhe ter uma dupla dessa.

Em maio de 2019, ainda filhote, Léia que é da raça Labrador, chegava em Porto União para o início dos trabalhos, de lá para cá, muito trabalho, treino e sintonia, entre cão e soldado. 

Léia já vem de uma linhagem de cães de busca, o pai é da corporação de Xanxerê (SC), que já atuou em buscas tanto em Brumadinho (MG) e Blumenau (SC). A mãe, desenvolvia o mesmo trabalho mas já está aposentada. O portal Vvale na oportunidade dos treinos conversou com o hoje Cabo Canever.

Reprodução Redes Sociais

Em seu Instagram o Cabo comentou sobre os trabalhos e até citou “Quando alguns latidos fazem todo sentido em treinar e horas e horas e anos de dedicação

Momento em que o cão mostra o local dos vestígios

Troca de equipes

A troca das equipes acontece neste domingo, 27 no Rio de Janeiro. A aeronave Arcanjo, do Corpo de Bombeiros, levará oficiais até o Estado onde aconteceu o desastre e volta com a equipe que trabalhou nos últimos dias. Os comandantes farão atualização da missão ao se encontrarem.

O voo de ida dos oficiais e seus cães, que partirão para a missão para Petrópolis, está marcado para às 8h da manhã.

A equipe que finalizou os trabalhos neste sábado tem viajem de volta marcada para às 13h.

Seguem para Petrópolis:  Major Michels, de Joinville; Cabo Valdeley, de Governador Celso Ramos; Cabo De Souza, de Brusque; Cabo Premoli, de Araranguá; Soldado Pinheiro, de Chapecó; Soldado Rangel, de Lages; Soldado Kull, de Itapema; e Sargento Ewerton, de Chapecó.

Desastre ambiental

Mais de 200 pessoas já tiveram morte confirmada desde quarta-feira, 16, quando fortes chuvas destruíram parte da cidade serrana do Rio de Janeiro. Após 12 dias do desastre, entulhos e lama ainda estão espalhadas pelas vias atingidas e há pessoas desabrigadas e desaparecidas.