
Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS) o cigarro tem interferência direta em, pelo menos, 50 doenças diferentes. Uma simples tragada, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), pode inalar até 4700 substâncias tóxicas diferentes. Entre elas: a nicotina, que provoca dependência e chega ao cérebro mais rápido que drogas ilícitas, como a cocaína, e é associada aos problemas cardíacos e vasculares (de circulação sanguínea).
Outro composto é o monóxido de carbono (CO), similar ao gerado pelos escapamentos dos carros, que combina com a hemoglobina do sangue (responsável pelo transporte de oxigênio) e acaba reduzindo a oxigenação sanguínea no corpo. Sendo, então, o principal causador, em fumantes, de dores de cabeça, após ficar várias horas sem fumar. Durante essa abstinência, o nível de oxigênio circulando pelo corpo volta ao normal e o organismo, da pessoa, reclama, por meio das dores de cabeça, do excesso gerado. E, ainda, o alcatrão que reúne produtos cancerígenos, como polônio, chumbo e arsênio.
Em vista de todos esses males causados pelo tabaco, a Secretaria de Saúde, de União da Vitória, organiza grupos de tabagismo: Cristo Rei, São Braz, Limeira e Rocio. Interessados em buscar auxílio para deixar o vício, podem procurar mais informações no posto de saúde mais próximo de sua residência, ou com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), e participar dos grupos.
O objetivo principal é de proporcionar subsídios de apoio para que fumantes deixem o cigarro. Nisso, são realizadas, nas unidades de saúde ou espaços específicos, reuniões semanais, no primeiro mês; no segundo, a cada quinze dias, e, a partir do terceiro, os encontros ocorrem mensalmente. A enfermeira da Secretaria de Saúde, Ester Ruby Muller, salienta a importância, para pessoas que desejam superar o vício, de participarem das reuniões. No grupo, dicas e orientações de superação do tabagismo são repassadas. “É um suporte fundamental de apoio, ofertado de forma gratuita e que pode ser fundamental para vencer o vício”, aponta.
Ester relata que, neste ano, a adesão tem sido grande de pessoas interessadas em receber esse tipo de ajuda para deixar de fumar. Segundo ela, é primordial a ajuda oferecida nos grupos que visam a prevenção em saúde pública. “Há, sim uma preocupação do município para que os cidadãos tenham práticas de vida mais saudáveis. Abandonar o cigarro, frente a todas as informações que se tem sobre os males que ele causa no organismo, faz parte dessa política pública de apoio”, destaca. “Estendemos o convite, em nome da Prefeitura, para todas as pessoas interessadas. Basta buscar mais informações com nossos ACS ou nos postos de saúde.”