AGOSTO AZUL: Em União da Vitória, unidades abrem em dia especial

Dia “D” vai oferecer serviços de saúde para homens acima dos 50

·
Atualizado há 7 anos

Agosto ‘azulou’. Desde o dia 1º, a campanha Agosto Azul marca ações de cidadania, ação social e saúde em todo o Paraná. No Estado, a campanha é Lei. Por isso, no Vale do Iguaçu, apenas União da Vitória celebra a data. Em Porto União – e neste ano a Rede Feminina de Combate Câncer – apoiam o Novembro Azul, quando a campanha acontece em todo o País.

Em União, embora em todo mês ocorra o incentivo para os homens procurarem mais as unidades de saúde, o dia “D” acontece no dia 26, quando todos os postos ficarão abertos para “eles”. “Queremos atender os homens com mais de 50 anos, com avaliação, consulta de enfermagem, orientação bucal, de atividades físicas, orientação sobre alimentação, vacinas e também com a realização de testes rápidos”, antecipa a coordenação da Atenção Primária, Ester Muller. O dia “D” conta com apoio da Uniguaçu.

A expectativa é de que os homens realmente apoiem a campanha. No ano passado, apenas no dia “D”, 1.600 visitaram as unidades. O Agosto Azul veio cheio de boas intenções e como lema, incentiva a paternidade responsável. Neste contexto, a equipe da saúde de União da Vitoria já definiu estratégias. “Vamos trabalhar nos grupos de gestantes, para que os pais acompanhem as mamães, para que vivenciem isso e deem segurança para elas também”, observa Ester.

No Paraná

Neste ano, a campanha incentiva a paternidade responsável com o mote ‘Pai, seja presente!’. O lançamento ocorreu na terça-feira, 1º, no Palácio das Araucárias, em Curitiba.

A campanha lembra aos homens sobre as mudanças que a paternidade traz e sugere atitudes que devem fazer parte da rotina de um pai responsável. “A paternidade é um momento que carrega várias novas responsabilidades para a vida de um homem e exige uma nova organização na vida”, aconselhou o superintendente de Atenção à Saúde, Juliano Gevaerd.

E para vivenciar por completo a paternidade, é primordial cuidar da própria saúde. “Recomendamos que os homens façam avaliações médicas de rotineiras, mantenham uma alimentação equilibrada e realizem atividades físicas. Também devem evitar o cigarro, álcool e outras drogas. Além de manter a saúde me dia, isso também servirá de exemplo para a família”, orientou no lançamento o coordenador estadual de Saúde do Homem, Rubens Bendlin.