A Unidade de Coleta de Transfusão de Sangue (UCT) de União da Vitória começa com os horários de atendimento especial neste sábado, 27. O horário atende, em especial, aqueles que não têm disponibilidade para doar durante a semana. Neste mês está reservado o sábado, 27. Para os meses de março e abril estão reservados, respectivamente, os dias 19 e 30.
O horário aos sábados tem início às 13 horas e segue até às 17 horas. Em dias normais de atendimento a coleta pode ser feita das 13 às 16 horas – de segundas as quintas – e das 13 horas às 17 horas. Nas sextas-feiras é necessário chegar, pelo menos, meia hora antes do final do expediente, afim de realizar o cadastro, consulta e triagem.
Para realizar a doação, é necessário trazer um documento oficial de identificação com foto (identidade, carteira nacional de habilitação, trabalho ou passaporte). Ter peso mínimo de 50 kg é outra obrigatoriedade, tendo em vista, sempre, a preservação da saúde do doador. Ter múltiplos parceiros sexuais ou contato com pessoas de risco impede a coleta, bem como tatuagens, nos últimos doze meses, ou colocação de piercing.
Além disso, estar em boas condições de saúde, ter idade entre 18 e 61 para primeira doação, podendo estender a periodicidade até um dia antes de completar os 70 anos, para quem já é doador. Ainda, jovens com idades entre 16 e 17 anos podem coletar sangue, acompanhados de um responsável legal. Também o voluntário deve estar bem alimentado, não ter fumado nas quatro horas que antecedem a doação ou ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, nem ter realizado procedimentos cirúrgicos recentes (no período de um ano).
Onde ir?
O centro de coleta fica na Rua Castro Alves, número 26, ao lado do Pronto Atendimento de União da Vitória. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (42) 3522-1365.