BANCO DE SANGUE: Tipagens negativas e O+ estão em falta

Pedido é para repor os estoques. Doações podem ser feitas durante a semana à tarde

·
Atualizado há 8 anos

A Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue (UCT) de União da Vitória precisa novamente repor seu estoque. Em nota o Banco de Sangue informou que a tipagem O+ e grupos de Rhs negativas são as que mais estão em falta.

O motivo é o uso recente em transfusões. Apesar de passar uma temporada relativamente tranquila, a equipe da Unidade reafirma que, em especial, as tipagens negativas saem com mais rapidez.

A UCT recebe os doadores de segundas as quintas-feiras, das 13h às 15h30, e as sextas o atendimento segue até às 16h30.

O pedido é para que os doadores voluntários compareçam ao Banco em boas condições de saúde. Que também tenham no mínimo 50 kg e levem documento oficial com foto (identidade, habilitação, passaporte, carteira de trabalho ou carteira de registro profissional devidamente regulamentada).

Podem coletar sangue pessoas entre 18 e 61 anos para a primeira doação. Entre 16 e 18 anos podem doar, mas, acompanhadas de um responsável legal.

Para os agendamentos é preciso ligar no telefone 3522-1365. A unidade fica na Rua Castro Alves, 26, ao lado do Pronto Atendimento de União da Vitória.

Demanda

Em reportagem O Comércio já mostrou que os tipos sanguíneos que mais saem sãos, justamente, os negativos e O+. Mas, nem sempre é o Banco daqui que está com o estoque baixo. Existem 26 hemocentros no Estado que trabalham interligados, por isso se faltar alguma tipagem num hemocentro, de outra cidade, e o Banco de União tiver, precisa mandar para os outros.

Aos sábados

A próxima campanha de final de semana foi marcada para o dia 3 de setembro.