Banco de Sangue volta a funcionar para reposição de estoque

Sábados de coleta retornam em fevereiro. Hemocentro também divulga balanço de 2015

·
Atualizado há 8 anos

Todas os tipos de sangue são bem-vindos. Hemocentro atende mais de dez cidades da região de União da Vitória e Porto União (Foto: Bruna Kobus/Jornal O Comércio)
Todos os tipos de sangue são bem-vindos. Hemocentro atende mais de dez cidades da região de União da Vitória e Porto União (Foto: Bruna Kobus/Jornal O Comércio)

Após recesso de final de ano, o Banco de Sangue de União da Vitória voltou a funcionar no início desta semana. O horário de atendimento segue o mesmo cronograma do ano passado, com abertura às 13 horas, fechamento às 16 horas de segunda a quinta-feira. Nas sextas o atendimento se prolonga por mais uma hora. Somente neste mês os atendimentos aos sábados não serão realizados devido à baixa de funcionários que saíram ou ainda irão sair de férias. O calendário com as coletas nos finais de semana ainda será finalizado. A ideia, segundo Daiane Rodrigues enfermeira do Banco, é começar em fevereiro. “Os sábados são dias muito importantes para nós, conseguimos bastante bolsas de sangue”, comenta Daiane. A coleta nos finais de semana, quando é registrado muito movimento, representa três dias de coleta normal no Hemocentro. A média é de 15 bolsas por dia em horário regular. Os horários especiais começaram a ser praticados no ano passado, justamente porque muitos doadores não compareciam ao Banco em dia de semana por não conseguir conciliar as atividades do dia a dia.

A coleta dos primeiros meses do ano tem um novo foco. Assim como novembro e dezembro quando as doações foram para manter um estoque, as de início de ano são para repor.  “Nosso estoque foi suficiente, mas agora precisamos que as pessoas retornem. Pedimos que já comecem o ano com um ato de solidariedade”, sorri a enfermeira.

No ano passado foram 3.499 bolsas coletadas durante todo o ano. Dessas a maioria veio de mulheres.

Para doar

A primeira doação pode ser feita dos 18 aos 61 anos. Quem doa desde os 18 pode seguir com a coleta até os 69 anos. Adolescente dos 16 aos 17 anos precisam estar acompanhados dos pais. O doador também precisa estar com a saúde em dia, caso contrário pode se prejudicar doando o sangue. Já para doação de Medula Óssea a pessoa precisa estar entre 18 e 54 anos e assinar um termo no Banco de Sangue.

O centro de coleta fica na Rua Castro Alves, número 26, ao lado do Pronto Atendimento de União da Vitória. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3522-1365.